Em Craíbas-AL, onde está sendo implantado o Projeto Serrote, a importância da cultura de segurança foi reforçada ao longo da 1ª edição do evento, promovido pela Appian Brazil.
Na Mineração Vale Verde (MVV), nesta quarta-feira (18), o Dia da Segurança contou com a presença dos empregados e terceirizados em quatro momentos distintos, devido aos cuidados com a pandemia.
Lideranças da Appian Brazil e da MVV participaram do evento, como o diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA, Silvio Lima; o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima; o gerente geral de Implantação da MVV, Leandro Tunussi; e outros gerentes e coordenadores. Todas as falas giraram em torno do principal valor que nos guia de casa para o trabalho e vice-versa: a Segurança.
Com o tema “Segurança Começa Comigo”, essa edição se tornou um marco para cada um que faz parte da MVV, visto que traz em sua mensagem um senso genuíno de pertencimento e, também, cuidado com o outro.
“O que nos previne realmente é a nossa atitude, a nossa percepção de risco. Não podemos baixar a nossa guarda e devemos nos manter atentos. O Comportamento Seguro realmente é o que nos faz caminhar e é o que vai medir o nosso sucesso rumo à Zero Lesão. Quando se trata desse assunto, todos somos responsáveis. Agradeço o envolvimento de todos e todas com este compromisso”, comenta o gerente Tony Lima.
SOMOS TODOS LÍDERES
Em vídeo, o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, deixou seu recado: “Em Segurança, todos somos líderes”.
Portanto, nisso não podemos pecar. Afinal, vidas estão sempre em jogo — seja dentro do empreendimento, seja no dia a dia em nossas casas.
E, nelas, estão sempre as pessoas que amamos, como relatou a coordenadora de Planejamento de Mina da MVV, Ana Luisa Ramos.
“Temos que cuidar de nós para cuidar bem dos outros. E eu amo viver”, pontua.
O Dia da Segurança contou, também, com dinâmicas e homenagens ao time de Saúde Ocupacional, devido ao trabalho desempenhado desde o início da pandemia da COVID-19, pondo em prática todos os protocolos sanitários e governamentais e minimizando os riscos de transmissão da doença no site, em Craíbas-AL.
“Esse ano nos reservou muitas surpresas – o excedente das chuvas e a pandemia do novo coronavírus, por exemplo. Essa última, realmente foi algo inesperado. Por isso, nesse período crítico, foi preciso nos mantermos firmes, solidários e resilientes. Foi essa força que nos fez chegar até aqui, sãos e salvos”, diz Silvio Lima.
Além de um valor para a nossa empresa, é preciso tratar a Segurança realmente como uma cultura de vida, sendo também aplicada lá fora.
É esse o novo jeito de fazer mineração, rumo à Zero Lesão.