As entregas do Projeto Serrote seguem acontecendo dentro do previsto e dos parâmetros de Segurança, o maior valor da Mineração Vale Verde (MVV).
Agora foi alcançado mais um alvo do Programa #AtingindoMetas.
O prazo para a movimentação de 4,3 milhões de toneladas de material durante o pre-stripping — a fase de lavra do minério oxidado e do estéril, até a exposição do minério sulfetado e início da planta — era até 31 de dezembro.
Desse modo, a meta nº 10 (“Pre-Stripping: conclusão do plano de lavra de 2020”) foi realizada com mais de um mês de antecedência, o que denota foco e disciplina de todas as equipes envolvidas.
Toda a retirada desse material foi executada pela empresa Fagundes Construção e Mineração S.A., responsável pela perfuração, carregamento e transporte da mina. Já a Enaex Britanite foi incumbida pela etapa de desmonte controlado, fornecendo à MVV os explosivos e carregando os furos para as detonações.
É por meio do desmonte controlado que se obtém a fragmentação necessária do material para o seu transporte. Após isso, ele segue para a classificação e a concentração.
A conquista desta meta é mais um grande passo rumo à conclusão das obras de implantação.
Para 2020, restam duas metas: “Sistema 230 kV: energização” e “Moagem: conclusão da estrutura principal do moinho”. A meta de energização em 230 kV será concluída no início de dezembro, porém não foi atingida no prazo original devido a mudanças de projeto solicitadas pelas agências reguladoras do sistema elétrico nacional.
Durante webinar em julho deste ano, o CEO da Appian Capital Brazil, Paulo Castellari, já adiantou os milestones para 2021 (confira aqui).