Novembro Azul: a importância da conscientização sobre a saúde do homem

6 de novembro de 2020
Por Agência Lúmen
NOVEMBRO-AZUL

No Brasil, 42 homens morrem todos os dias por conta do câncer de próstata. Esse tipo cancerígeno é o segundo que mais atinge a figura masculina. Por isso a importância da campanha Novembro Azul.

A fita azul representa o mês de combate ao câncer de próstata (Foto: Reprodução/ internet)

Os dados atualizados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), pontuando cerca de 15 mil mortes em 2019, com mais de 68 mil casos registrados no Brasil.

Segundo o Inca, o câncer de próstata ocorre geralmente em homens mais velhos — cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

O objetivo do Novembro Azul é justamente chamar atenção para esses números, trazendo a prevenção como melhor caminho. O diagnóstico precoce é essencial nesses casos.

No começo, o câncer de próstata pode se manifestar de forma oculta, sem apresentar aparentes sintomas. Na fase avançada, o homem sente:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência; e
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

É imprescindível que homens a partir de 45 anos sigam para o urologista para conversar sobre o exame do toque retal — ainda carregado de bastante preconceito no nosso país.

Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal (saiba mais aqui).

OUTROS REGISTROS