No Projeto Serrote, a Segurança e a Saúde vêm antes de tudo. E neste mês, a Mineração Vale Verde (MVV) está mobilizando seus empregados para voltarem a atenção ao autocuidado.
Para falar sobre a campanha Outubro Rosa, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN) trouxe nesta quarta-feira (21), em parceria com o setor de Saúde Ocupacional, a palestra da ginecologista drª. Samanta Zanandrez Quintão Reis.
Direcionado às mulheres da MVV, o evento aconteceu no Refeitório Principal do site, em Craíbas-AL, respeitando as medidas de prevenção, sanitização e controle do número de participantes.
Na oportunidade, foi abordada a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sua prevenção.
“É fundamental conversar sobre esse assunto e sobre o que as mulheres devem saber a respeito dele. Esse foi um momento muito importante aqui no Projeto Serrote, onde pudemos interagir e estimular o constante autoexame”, pontua a médica, que apresentou alguns slides com o tema.
Houve ainda uma dinâmica realizada em parceria com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), onde cada participante pintou suas mãos com tinta rosa e empregou a impressão delas em cartolinas brancas — uma sutil metáfora para o toque.
+++ LEIA MAIS: Mulheres na Mineração: Projeto Serrote tem mais de 120 delas trabalhando
Para a advogada da MVV, Giovanna Vasco, a iniciativa da empresa é louvável por trazer o conhecimento em um mês tão importante quanto esse do Outubro Rosa.
“Essas ações desmistificam muitas coisas sobre o câncer de mama e trazem a informação precisa para todas nós. Assim, também podemos ser vetores dessa informação de autocuidado e passar isso para outras mulheres, seja em casa ou no meio social que nós circulamos”, diz Giovanna.
Outra que acompanhou atentamente às colocações da drª. Samanta Zanandrez Quintão Reis foi a técnica de Meio Ambiente da empresa terceirizada Fagundes Construção e Mineração S.A., Sarah Santos.
“Foi novamente uma satisfação estar junto com a MVV em uma atividade que nos promove o conhecimento, local em que pudemos compartilhar experiências com outras mulheres da companhia e das empresas parceiras e, acima de tudo, aprender a nos amar mais, ter amor próprio, nos cuidar e nos preservar. Para isso, a prevenção é essencial para que não tenhamos problemas de saúde no futuro”, completa.
Por fim, após todas as dúvidas tiradas com a ginecologista que participou do evento, houve um lanche especialmente montado para elas.