Neste mês, homens e mulheres na mesma luta: estamos todos contra o câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa traz o alerta para ambos os sexos, com a mensagem de que a prevenção é o único caminho. E de fato é.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de algum nódulo, geralmente endurecido na região, além de linfonodos palpáveis na região da axila.
Outros sinais podem ser percebidos como a alteração de cor ou vermelhidão na mama e no mamilo; secreção transparente, rosada ou avermelhada; e assimetria da mama (saiba mais aqui).
Fique atento(a): se você notar algo suspeito, busque agora mesmo o serviço de saúde mais próximo. Quando precoce, o diagnóstico pode salvar vidas.
É esse, inclusive, o mote da campanha de conscientização deste ano de 2020 lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM): “Quanto antes melhor”.
A ideia é chamar a atenção de todos e todas para uma vida diária mais saudável, com práticas físicas e boa alimentação, evitando assim as doenças — entre elas, o câncer de mama.
O Outubro Rosa geralmente é mais associado às mulheres, pois é este é o tipo de câncer mais comum entre elas. Fazer o autoexame é essencial para identificar isso a tempo.
Na MVV, este mês, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN) realizará uma campanha interna no Projeto Serrote para que juntos estejamos alertas e na mesma luta, de peito aberto.