Com o retorno das visitas institucionais no Projeto Serrote, em Craíbas, a Mineração Vale Verde (MVV) realizou na quarta-feira (23) e quinta (24) da semana passada a apresentação do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da companhia.
No primeiro dia, estiveram no site os representantes das comunidades vizinhas ao empreendimento — que fazem parte da área de influência direta (AID). O encontro ocorreu no Refeitório Principal, com todos os protocolos de segurança adotados no combate ao novo coronavírus (COVID-19).
Já no segundo, compareceram o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas, tenente-coronel Mário Palmeira; o comandante do 7º Grupamento Bombeiro Militar de Alagoas, capitão Elderkin Macnadbay; e o vice-prefeito de Craíbas, José Neto Pedro. A reunião com eles aconteceu nos prédios administrativos (Escritório H).
Todos eles assistiram à condução do coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da MVV, Rogério Costa. Também presentes, o coordenador de Meio Ambiente, André Maia, e o coordenador de Apoio Operacional, Fabiano Carvalho.
Foram explicados todos os procedimentos internos da companhia em caso de eventual acidente ou emergência, pontuando três níveis — apenas no “nível 3” é necessário o apoio externo para resolução. Esses tipos de emergências constam detalhadamente no PAE.
SEGURANÇA EM 1º LUGAR
A MVV promove ações de prevenção constantemente no site, junto aos seus empregados, tendo inclusive uma Brigada de Emergência que irá aumentar de tamanho nos próximos meses, chegando a contar com mais de 50 integrantes.
“Um dos principais valores da empresa é justamente à Segurança. Para isso, está sendo desenvolvida toda a uma cultura de comportamento seguro por aqui, para que estejamos alertas dentro e fora do Projeto Serrote”, ressalta o coordenador de SSO, Rogério Costa.
Para os moradores da região de entorno, foi repassado o contato telefônico da MVV para emergências, o (82) 3529-8484. Se algo ocorrer nas comunidades da AID, eles podem ligar diretamente para este número se identificando, dizendo onde se localizam, qual o sinistro, o lugar exato onde aconteceu e quantas pessoas estão envolvidas.
“Eu vejo essa empresa de forma muito transparente! Se tem uma coisa que ela não esclareça, eu não conheço. Porque a MVV faz reunião com a gente, mostra o que está acontecendo, diz quando vai fazer, avisa mesmo. Não é algo feito às escondidas; é transparente”, diz José Antenor, morador da comunidade rural Baixa do Silva, situada em Craíbas.
As autoridades militares elogiaram o empenho da empresa em se manter sempre transparente com todos e pelas ações que já ocorrem para a mitigação de acidentes dentro do empreendimento (saiba mais aqui).
“A gente vê a capacidade que a MVV tem. Como ela está bem preparada e como vem se planejando para o início das atividades no ano que vem. E isso nos traz segurança. Reforça essa parceria do Estado, enquanto Corpo de Bombeiros, com a empresa. O fruto disso é um melhor atendimento à população em caso de uma emergência e, principalmente, a não produção de uma emergência por meio da prevenção. Isso é muito importante”, pontua o capitão Elderkin Macnadbay, do 7º Grupamento Bombeiro Militar.
Algumas dúvidas surgidas pelos presentes foram sanadas pelos integrantes da MVV, a respeito da barragem de rejeitos; o paiol de explosivos e o transporte deles; e o retorno para a entrada do Projeto, a partir da rodovia AL-486 — que é provisório.
“Acho que essa parceria entre os órgãos públicos de segurança, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a prefeitura local e a MVV só traz vantagens a todos, porque a gente passa a conhecer melhor a empresa e ela passa a conhecer a gente, estreitando a relação, para que a gente possa dar suporte às demandas da MVV de uma forma mais adequada, caso seja necessário no futuro”, completa o coronel Mário Palmeira, comandante do 3º BPM.
Dentro das tratativas do PAE e do esquema de prevenção, estão os simulados junto à população e às autoridades. Eles serão realizados em breve, como preparação às emergências envolvendo toda uma estrutura e equipamentos para evitar ao máximo ocorrências de qualquer natureza. Se eventualmente acontecer, todos estarão preparados.
“Sempre que somos solicitados, fazemos questão de estar aqui presentes. Essa troca de informações é muito importante para que a MVV avance e, ao mesmo tempo, o poder público municipal acompanhe esses avanços e passe essas informações de forma clara para a nossa população”, conclui vice-prefeito de Craíbas, José Neto Pedro.