A criação de grupos é algo saudável para o bom relacionamento entre as pessoas, seja no ambiente de trabalho, na academia, ou em qualquer outro lugar. Esse processo auxilia para que as atividades no do dia-a-dia sejam mais leves, a rotina se torne algo mais saudável e prazerosa, além de auxiliar na manutenção de um ambiente agradável e seguro.
No caso específico do ambiente de trabalho, podemos nos deparar com colegas se queixando de algo que aconteceu relacionado à falta de respeito com o próximo. Isso é ruim tanto para quem sofre o desrespeito, quanto para quem comete a agressão. Em um ambiente em que todos se respeitam e aceitam ideias, sugestões e opiniões uns dos outros, as pessoas se sentem mais à vontade para se manifestar, contribuindo com soluções que podem ser criativas e inovadoras para a empresa.
Geralmente, em ambientes com muitas pessoas, existem formas diversas de pensar, agir, assim como culturas das mais variadas. Estes fatores, por si só, são motivos mais que suficientes para gerar conflitos. Porém, quando há respeito no ambiente profissional, no momento em que acontece algum tipo de conflito, as pessoas buscam resolver, com rapidez, suas diferenças, para que isso não impacte de forma negativa o trabalho individual, coletivo e o alcance dos resultados esperados pela organização.
Uma forma de mostrar que as atitudes de desrespeito são negativas é expor sua insatisfação. Por isso, converse com quem o(a) ofendeu. Mostre a ele(a) que aquela atitude não foi confortável para você, aponte suas considerações e fale que não gostaria que isso voltasse a acontecer. Lembre-o(a) que vocês estão em um ambiente de trabalho e que você gostaria de manter uma boa convivência.
Ouça também o que ele(a) tem a dizer, uma vez que alguns comportamentos são reações de nossas próprias atitudes, ou seja, certifique-se com ele(a) se você não fez algo, mesmo sem querer, para que ele(a) se sentisse mal e quisesse “devolver na mesma moeda”. Isso mostra maturidade e uma disposição, pelo menos da sua parte, de prezar, não apenas pelo seu bem-estar, mas pelo todos que estão ao seu redor.