Nesta sexta-feira (25), o deputado estadual Tarcizo Freire realizou uma visita institucional ao Projeto Serrote, situado entre as cidades de Arapiraca e Craíbas.
Ele veio acompanhado pelo estudante Túlio Freire e pelo secretário parlamentar e advogado Michael Dantas. Todos foram recebidos nos prédios administrativos pelo gerente geral de Operação da Mineração Vale Verde (MVV), Tony Lima.
Na oportunidade, foi realizada uma apresentação sobre os avanços das obras do empreendimento e a geração de empregos na região do Agreste Alagoano.
Tarcizo se disse contente pelos mais de 1,7 mil empregos diretos no local (saiba mais aqui) e conheceu as amostras de minério encontradas no solo do Projeto, com ênfase ao cobre, minério que será extraído e concentrado para posterior comercialização.
De lá, juntamente com o líder de Assuntos Corporativos e Regulatórios (CORA) da MVV, Marcus Vinicius Peixoto; o técnico de Agropecuária da MVV, Jaédson Oliveira; e o técnico em Meio Ambiente da MVV, Jadson Gama, eles passaram pelas obras e seguiram para o Centro de Educação Ambiental (CEA), onde puderam ver de perto o trabalho de sustentabilidade do Projeto Serrote.
No ano passado, por conta disso, a MVV recebeu o certificado internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como sendo “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga”, o segundo do Brasil.
DOAÇÃO
A MVV, conhecendo o trabalho desenvolvido no Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, em Arapiraca — o qual o parlamentar é fundador —, ofereceu a doação de dois cavalos para os trabalhos de equoterapia: um método terapêutico e educacional que manipula o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
“Eles têm um trabalho muito bom com equoterapia para crianças! A doação desses equinos colaborará de forma positiva para aumentar o número de animais do Complexo Multidisciplinar e, consequentemente, atender mais pessoas. Certamente, os animais serão muito bem aproveitados por lá”, diz o técnico de Agropecuária da MVV, Jaédson Oliveira, que recentemente ganhou o 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira, concedido pela Revista Minérios & Minerales.
A doação dos animais — que são bastante dóceis — ocorrerá ainda neste segundo semestre de 2020, a celebrar a parceria entre as duas instituições.