Todos os empregados do Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV) sabem que o último milestone de 2020 está previsto para ser alcançado no último dia do ano.
O alvo #10 está no cronograma para ser entregue em 31 de dezembro próximo e, segundo o coordenador de Operação e Planejamento de Mina da MVV, Hiezus Oliveira, já está com mais da metade realizado.
Até a data da meta “Pre-Stripping”, a pretensão é concluir o Plano de Lavra de 2020 com a movimentação de 4,3 milhões de toneladas de materiais.
De acordo com o especialista, neste mês de agosto, o Projeto Serrote já conseguiu mais de 50% deste alvo.
“A movimentação de materiais no pre-stripping — fase de decapeamento da mina, tendo a explotação das camadas de estéril para que aconteça a lavra do minério — ocorreu antes das detonações. Agora, com o desmonte controlado ocorrendo desde 20 de junho, atingimos a marca de 2,2 milhões de toneladas dessas movimentações, sendo detonadas, semanalmente, cerca de 180 mil toneladas”, pontua Hiezus.
Os desmontes estão ocorrendo preferencialmente às sextas-feiras, por volta de 12h, fato amplamente divulgado às comunidades vizinhas ao empreendimento.
No ato das detonações, equipes técnicas da MVV acompanham o processo indo até a casa dos moradores da região com aparelhos sismógrafos para medir os eventuais ruídos e vibrações, denotando que a empresa está sempre perto e atenta.