Ele tem a idade de Cristo quando morreu. Mas muito ainda à frente para viver. Neto de pastores e igualmente evangélico, aos 33 anos, o homenageado do VOCÊ SABIA cultiva o amor e a compaixão pelo próximo.
Stanley Oliveira de Alcântara nasceu em Cáceres, interior do Mato Grosso. Ele sempre se sentiu livre, um verdadeiro cidadão do mundo. Aventureiro por natureza.
Já morou em São José dos Quatro Marcos-MT, onde ficou até sua juventude; em Vazante-MG, na época em que estudava e trabalhava, entre 2010 e 2016; em Pontes e Lacerda, novamente no interior mato-grossense; e agora em Arapiraca-AL, onde está sendo implantado o Projeto Serrote.
Nesse meio tempo, ele se formou como Técnico em Mineração e atualmente está fazendo os últimos períodos do curso de licenciatura em Geografia. Logo após, sua pretensão é se especializar em georreferenciamento.
No Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV), é técnico de Geologia da Mina.
“O Stanley ama o seu ofício. Comenta que hoje está na posição profissional que sempre sonhou. Aquela que almejou há 13 anos, quando iniciou a carreira na mineração. Ele pretende cada dia mais melhorar suas habilidades e conhecimentos e crescer dentro da empresa, desempenhando um bom papel. Stanley gosta das pessoas com as quais trabalha e tem uma grande admiração pelos colegas da MVV”.
As palavras em aspas são de sua mãe Eunilda Alcântara. Segundo ela, o primeiro emprego do filho foi em um cartório, aos 19 anos, digitando documentos vários.
Até então, o jovem não sabia o que queria profissionalmente até descobrir que na cidade vizinha onde morava “abriria” um empreendimento minerário.
“Por conta própria, ele foi até lá, se candidatou, entrou e soube naquele momento que aquela era sua verdadeira paixão, sendo técnico em Mineração. Stanley trabalhou com beneficiamento, exploração e agora está na operação da mina”, comenta a mãe, orgulhosa do trilhar de seu filho.
O seu caminho é longo: ele já atuou na Prometálica Mineração Centro Oeste, Yamana Gold, Votorantim Metais, Aura Minerals, Toniolo Busnello, Mirabela (hoje Atlantic Nickel), Mineração Apoena, Meridian Mining e Serviço Nacional da Indústria (Senai) — neste último, como instrutor técnico de mineração.
ROCK DAS CAVERNAS
A vida de Stanley, no entanto, não é só trabalho. Ele já tocou em uma banda de rock na juventude, a Guerrilha Noturna, ao lado dos amigos de infância Ricci, Tim e Michel — eles têm grande amizade até hoje. No grupo musical, ele comandava as quatro cordas do baixo.
Ainda hoje gosta de tocar o instrumento, dominando também o violão. De acordo com dona Eunilda, suas preferências remontam à Legião Urbana, Logos, Almir Sater e Renato Teixeira, entre outros.
“Ele preserva muito suas amizades. A maioria delas são desde a infância, mas também adora fazer novas, sobretudo, com pessoas mais experientes. Para aprender e ouvir histórias antigas”, conta a dona Eunilda.
Afora as amizades, outra grande paixão sua é a espeleologia. Essa é a ciência que trata e estuda as cavidades naturais. Em suma, as cavernas.
“É algo que ele ama de coração! Fez até curso! Stanley adora se aventurar dentro de uma caverna. Para conhecê-las, mapeá-las, entender suas estruturas”, revela sua genitora.
Ele saiu até em uma publicação. Uma foto em que aparece de costas na Gruta Lapa Nova, em Vazante-MG, foi usada no livro “Luzes na Escuridão”, organizado por Leda Zogbi e Allan Callux. A imagem é do fotógrafo Marcelo Andrê.
É DE CASA
Filho mais velho da casa, Stanley tem ainda uma irmã de 28 anos chamada Stefanny Dorute de Alcântara. Como xodó da família, há a cadela Belinha que, por sinal, sentiu muito a mudança dele vindo para Alagoas.
Casado há três anos com Gizele Brito, 27, sonha juntamente com a esposa em estabelecer suas raízes na cidade onde hoje residem. Isto é, continuar trabalhando na MVV e, em breve, ter filhos.
O pai de Stanley, o seu Francisco César de Alcântara, é comerciante há mais de 30 anos. Eunilda e ele possuem uma sorveteria no interior do Mato Grosso.
“Meu filho é um ótimo filho! Sempre nos respeitou. Nunca nos deu preocupação. É um filho presente e que nos honra em tudo que faz! Ele é carinhoso, verdadeiro, simples e muito dedicado à sua profissão. Um ótimo esposo e irmão. Ele é neto de pastores! Então, nasceu e cresceu em meio a uma família cristã e praticante. Tem Jesus como Pai e sua defesa de fé. Estuda a Bíblia, sempre”, pontua a mãe, que é também evangélica.
Além de Cristo, suas maiores referências são o mato-grossense Marechal Rondon e seus avós. Os de cunho materno Rute e João Batista foram, inclusive, fundadores da Igreja Batista no oeste do Mato Grosso. Os avós por parte de pai, Francisco Teixeira e Doralice, tinham igualmente o seu carinho — toda a família de Stanley é evangélica.
Stanley tem muitas águas para andar nesse longo oceano que é a vida. E o horizonte, fora da caverna, está apenas se abrindo. Ainda há muitos anos e conquistas adiante.
Stanley pensa diferente. Stanley faz mais. Stanley é MVV.