A força de uma comunidade está no que reserva e significa o seu próprio nome. “Comunidade” deriva de “comum”. E o que é comum é de todos, é partilhado.
Por isso a Mineração Vale Verde (MVV) tem investido nesse olhar amplo, a fim de que os moradores das 14 comunidades vizinhas ao Projeto Serrote se fortaleçam cada vez mais e construam suas próprias bases de ação socioeconômica na região.
Pela primeira vez, nesta quinta-feira (30), ocorreu a “Oficina Online Cooperação e Gestão”, com integrantes da comunidade rural Pau Ferro, situada em Craíbas-AL.
O encontro aconteceu via Microsoft Teams, ministrado pela empresa terceirizada Riccon. Temas como organização social; fatores de fracasso e sucesso; planejamento; e associativismo fizeram parte da pauta. Nas próximas reuniões virtuais, novos tópicos serão inseridos, a exemplo de “Como Vender Para o Governo” e “Benefícios Futuros”.
“A ideia de trazer esse tema de cooperação é para que os moradores do Pau Ferro busquem alternativas para a realização de sonhos conjuntos que a comunidade pode eventualmente ter. Não adianta planejarmos e aquilo ficar apenas no papel. Temos que partir para a ação. Para isso, precisamos falar, pensar e fazer. Com muito foco e diálogo”, orienta Rita Lopes, consultora da Riccon.
Segundo ela, é preciso ter visão de futuro, buscando desenvolver-se e não pensando “apenas” no agora, no momento ou no problema.
“Pessoas de sucesso tem esse espírito empreendedor. Estão sempre olhando à frente. E é isso que queremos trazer para essa comunidade com esta oficina online”, completa a especialista.
De acordo com a analista de Relações Comunitárias da MVV, Gyslane Chaves, era para esses encontros acontecerem presencialmente.
“Porém, devido ao momento que estamos vivenciando , isso não foi possível. A depender dos novos decretos do Governo do Estado, em setembro deste ano talvez já poderemos fazê-lo. As atividades não podem parar e a comunidade do Pau Ferro, igualmente! Precisamos seguir em frente, com resiliência, cuidado e confiança. Vamos juntos avançando e estudando a partir de cursos como esses, para que possamos melhorar o nosso olhar para as políticas públicas da nossa região”, pontua a analista da Mineração Vale Verde.