Desmonte controlado inicia novo ciclo na implantação do Projeto Serrote

26 de junho de 2020
Por Agência Lúmen
P1-3

É oficial: com o primeiro desmonte controlado, um novo momento acaba de começar no Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV).

Acessórios de alta tecnologia garantem execução com segurança (Foto: MVV)

As detonações aconteceram pela primeira vez neste último sábado (20), com presença de representantes dos setores de Segurança do Trabalho, Geologia, Mina e Planejamento de Mina, além das equipes da Fagundes e Enaex.

O gerente geral de Operação, Tony Lima, participou desta importante etapa que se inaugura no Projeto.

Segundo ele, os avisos sobre as detonações estão sendo enviados por e-mail a todos os empregados, antecipadamente. O horário preferencial para os desmontes é das 12h às 13h, aproveitando o esvaziamento no site em Craíbas-AL, devido ao horário de almoço.

Por sua vez, as comunidades vizinhas ao empreendimento estão igualmente sendo avisadas pelas vias de comunicação disponíveis da MVV.

Equipes da companhia estiveram presentes na primeira detonação (Foto: MVV)

A previsão é que haja, por semana, de um a dois desmontes em média.

“As nossas equipes estão trabalhando conjuntamente para que tudo ocorra com qualidade, responsabilidade e segurança. O nosso maior desafio, em se tratando dos desmontes, é achar o ‘ponto ótimo da fragmentação’: não pode quebrar demais, nem quebrar de menos. O tamanho das rochas desmontadas é uma variável importante do controle de qualidade da mina”, diz Tony Lima.

No local, foram também colocados sismógrafos. “Eles são importantes para registrar o resultado das vibrações na região de entorno. Esses dados são registrados, fazendo parte do nosso Plano de Controle de Vibrações”, afirma o gerente geral de Operação.

De forma exitosa, as detonações estão sendo realizadas utilizando a emulsão bombeada, o agente detonante. Acessórios de alta tecnologia — como a espoleta eletrônica — permitem essa execução com total segurança e controle.

Josenildo dos Santos acionou o botão para o desmonte (Foto: MVV)

Como garantia, ainda, há um cerco de área respeitando um raio mínimo de 500 metros, estabelecido nos acessos e isolando todo o perímetro para que pessoas e veículos não se aproximem das atividades envolvendo os “fogos”.

Josenildo dos Santos, técnico de Mineração da MVV, foi quem teve a honra de acionar o botão do primeiro desmonte – sob orientação dos especialistas. Natural de Craíbas, ele está na MVV desde 2008 e se soma a centenas de outros alagoanos que estão trabalhando diretamente na implantação do Projeto.

Veja o vídeo abaixo da primeira detonação

[vplayer id=[vplayer id=5762]]

OUTROS REGISTROS