Ele acabou de completar 22 anos de idade. Foi no último dia 15 de maio, o mesmo em que a Mineração Vale Verde (MVV) bateu mais uma meta antecipadamente: a concretagem do túnel da pilha pulmão.
Pelo ritmo dos trabalhos de implantação no Projeto Serrote, tudo indica que os 23 anos de Rafael dos Santos, em 2021, serão comemorados juntamente com os quase 100% das obras concluídas por aqui.
Rafa, como é conhecido, é auxiliar de Geologia da MVV e tem aprendido muito com tudo que tem presenciado.
Natural de Arapiraca, hoje ele reside em Craíbas-AL, onde está situado o Projeto. Gosta de morar lá devido ao aspecto interiorano da cidade.
Filho de pais agricultores — João Vicente dos Santos (in memorian) e Cícera Elisa dos Santos —, o jovem seguiu o caminho dos estudos e tem o Ensino Médio completo.
Agora ele sonha em fazer especializações na área em que está atuando na MVV, segundo sua irmã Aline, também agricultora.
Além dela, Rafael tem mais outros quatro irmãos: Alane, André Alan, Carlos e Paulo Adriano. Todos são muito próximos.
“Nossa relação é realmente muito saudável! Ele é um bom irmão. Sempre ajuda quando pode e tenta sempre ser compreensivo em cada situação”, diz Aline.
OPORTUNIDADE
Para ela, atuar em uma companhia como a Mineração Vale Verde pode abrir muitas portas ao irmão.
“Ele já mencionou sobre como é bom trabalhar nessa empresa! Viu que seria uma ótima oportunidade para crescer profissionalmente e aprender cada vez mais. Tenho certeza que Rafa está dando o seu melhor para ajudar a MVV”, pontua.
Antes de ingressar na área de Geologia da MVV, já na empresa, ele exerceu ofício na terceirizada Geoagro na parte de geologia, onde passava boa parte do tempo no Galpão Testemunho, na Fazenda Melancia. Em momento posterior, atuou no departamento de Meio Ambiente.
E antes ainda de entrar na companhia, trabalhou também no setor de vendas de produtos de limpeza no Supermercado Ribeiro, em Craíbas, pertinho da residência dele na comunidade Torrões. Sempre na luta.
Nas horas vagas, o jovem de 22 anos adora estar em contato direto com a natureza e andar a cavalo, participando quando pode de cavalgadas pela região.
Além disso, é também membro do time amador de futebol society Luxúria FC, que existe desde dezembro de 2008. Sempre está reunido com os amigos do clube, seja no gramado, seja fora dele, onde a folia fraternal é garantida.
FÉ NO ALTO
Em uma das fotos em seu Instagram, Rafael colocou uma frase que o define: “Se a caminhada está difícil, é porque você está no caminho certo”.
Isso se deve bastante à sua fé em Deus e na Mãe de Jesus. “Ele é uma pessoa muito religiosa!”, revela a irmã Aline.
É que Rafa participa ativamente do “Terço dos Homens”, grupo que se encontra semanalmente para orar na Capela Nossa Senhora da Conceição, na comunidade Lagoa do Mel, zona rural de Craíbas, nas proximidades da MVV.
“Por mais difícil que sejam as coisas, posso dizer que ele gosta de viver! Gosta de superar cada obstáculo. E cada conquista, por menor que seja, é exaltada. Rafa se realiza e isso o deixa com mais vontade ainda de viver. O que mais o motiva é isso: seguir aprendendo e superando a si mesmo para se tornar uma pessoa melhor, não só para ele mesmo, mas também para a nossa família”, comenta Aline.
Assim, Rafael pretende passar mais e mais aniversários no Projeto Serrote, seguindo o caminho que está brotando à sua frente, não importando as eventuais dificuldades. Junto dos amigos de trabalho, ele há de superar tudo e continuar avançando.
Rafa pensa diferente. Rafa faz mais. Rafa é MVV.