Contra a COVID-19: empregados da MVV contam com serviço home care

16 de junho de 2020
Por Agência Lúmen
TELEATENDIMENTO

O cuidado com a vida. Esse fator é determinante em todas as ações que moldam esse novo jeito de fazer mineração que está sendo construído no interior de Alagoas.

Teleatendimento acontece diariamente (Foto: Reprodução/ internet)

Desde o último dia 4 deste mês, o Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV) está contando com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) no serviço de atendimento em casa (home care).

A adição da empresa nos quadros da companhia é para dar o suporte necessário para pessoas que eventualmente tenham sintomas gripais ou compatíveis com o novo coronavírus (COVID-19).

A recomendação interna é de que, ao sentir qualquer coisa, o empregado deve se direcionar para o ambulatório da MVV para se submeter à averiguação da equipe de Medicina do Trabalho.

Já é de praxe todos os empregados terem diariamente a sua temperatura verificada antes do início das atividades no Projeto, em Craíbas-AL. Mesmo quem não toma café da manhã na empresa precisa buscar a Saúde Ocupacional para a verificação.

A orientação é não ir ao site, caso alguém venha a apresentar sintomas parecidos com os da COVID-19, como febre; tosse seca; dor de cabeça, de garganta e no corpo; diarreia; e dificuldade para respirar, mesmo que levemente.

Segundo o médico do Trabalho da MVV, Haendel Xanchão, para essas pessoas que precisarão ficar em casa por conta de sintomas gripais, a empresa ISAC prestará a devida assistência de segunda-feira a segunda-feira, das 6h às 17h.

“Nos demais horários, eles fazem também um telemonitoramento. O home care é no sentido de realizar o acompanhamento das pessoas que estiverem afastadas com sintomas gripais e a testagem, quando isso for necessário. O ISAC vai até a casa do empregado-paciente, faz a testagem para a COVID-19 e vê como ele está para poder passar para uma planilha. Assim, a gente terá um controle dos eventuais casos e das evoluções. Uma das maiores preocupações da companhia é com o bem-estar e a saúde de seus empregados e de seus familiares”, diz o dr. Haendel.

HUMANIZAÇÃO

A empresa terceirizada disponibilizou duas enfermeiras e dois motoristas de veículos leves para ajudar a MVV durante este período crítico que estamos vivendo em meio à pandemia.

Para o coordenador geral do ISAC, Douglas Fausto Teixeira, a missão do instituto é a mesma da MVV: realizar uma assistência à saúde com eficiência e humanização, sempre trazendo a segurança do paciente em primeiro lugar.

“Nós agradecemos por poder participar desse projeto junto à MVV, uma companhia que tem um olhar diferenciado para a saúde dos seus empregados. Entendemos que este serviço ajudará a monitorar e acompanhar melhor os casos de síndromes gripais e, assim, prestar uma melhor assistência, evitando complicações clínicas inerentes à COVID-19 nesse momento em que o sistema de saúde se encontra sobrecarregado e atuando em seu limite”, pontua Douglas.

REFORÇO

Além de lançar um hotsite específico com dicas de prevenção e perguntas e informações sobre o tema (www.vale-verdecovid19.com) e liberar empregados de áreas administrativas para realizar suas funções a partir de suas residências (home office), a MVV também disponibilizou o “EuSaúde 24h”.

Com ele, qualquer morador de Arapiraca ou Craíbas — seja ou não trabalhador do Projeto — pode enviar um WhatsApp para (31) 9.9674-7263 e, sem nenhum custo, tirar dúvidas sobre os sintomas da doença ou realizar uma “triagem virtual”, na segurança de suas casas.

OUTROS REGISTROS