“Saber ouvir. A lição que espero que todos possamos aprender é essa. É fundamental saber ouvir de forma ativa, com carinho, respeito e cuidado, construindo o processo de relação com os colegas de trabalho e na abordagem com as comunidades, a fim de entendê-las em seus mundos”.

Com essa fala compassiva, entendendo o delicado momento que estamos vivenciando, o diretor de Assuntos Corporativos e Pessoas, da Appian Capital Brazil, Silvio Lima, resumiu o encontro realizado nesta terça-feira (9) no webinar “Mineração &X Comunidades na Pandemia”.
Essa foi a primeira edição do evento, que estava previsto para acontecer presencialmente na semana que vem, com organização da revista Brasil Mineral, especializada no setor.
Devido ao novo coronavírus (COVID-19), ele foi transposto para as plataformas digitais em um formato de painel, onde diversos convidados puderam explanar sobre os desafios que este momento incita.
A transmissão foi feita pelo Facebook e Youtube oficiais da Brasil Mineral e teve a mediação de Rolf Georg Fuchs, conselheiro da revista e membro da Integratio.
Ele se disse honrado em participar de um webinar com pessoas tão responsáveis, criativas e brilhantes que atuam no segmento com esse olhar voltado para o sustentável e para o humano, dois aspectos fundamentais em qualquer implantação de projeto minerário.
“Esse é um tema que não poderíamos deixar de debater”, diz Rolf, já começando o seminário online — o projeto “Mineração &X Comunidades” é bastante conhecido na área, pontuando sempre a responsabilidade social, a governança socioambiental e o relacionamento com as comunidades.
Uma nova data — ainda que de forma provisória — foi remarcada para 16 e 17 de setembro deste ano, a fim de que o evento da Brasil Mineral aconteça de forma presencial.

Na versão online da revista, a partir de agora, haverá sempre uma pauta sobre essa relação entre a mineração e as comunidades.
Além de Silvio Lima, o webinar contou com a presença e as contribuições da diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha; do diretor de Operação da Largo/ Vanádio de Maracás, Álvaro Resende; e da gerente de Comunicação e Relações com a Comunidade da Imerys, Juliana Carvalho.
Os critérios para o chamamento desses representantes é que elas, as empresas, se situam, cada uma, em regiões distintas do Brasil, denotando os aspectos múltiplos do país e com produção de diferentes bens materiais.
Foram abordados temas como doação de ventiladores e itens de alimentação, limpeza e higiene, bem como o incentivo da ativação da cadeia de produção local com a feitura de máscaras pela própria comunidade, reforço escolar online e capacitação de pessoas para esse período de crise.
Em todas as companhias participantes do encontro virtual, estão sendo buscadas soluções de mitigação dos impactos dessa pandemia, com o enfoque também a partir do desconhecimento das pessoas sobre os cuidados com a COVID-19. Por isso a importância de parcerias com órgãos públicos e privados nas ações de controle.
“Está todo mundo engajado para sair dessa crise da melhor forma possível, tanto na Atlantic Nickel [ATN], como na Mineração Vale Verde [MVV]. O acesso à informação é um dos principais pontos. Temos utilizado recursos que estão relativamente disponíveis à população das regiões onde operamos, com aplicativos a exemplo do WhatsApp, Zoom e Instagram (onde neste último já fizemos lives falando sobre a COVID-19). Essa foi uma das coisas que mudou: a nossa forma de interação e de fazer comunicação”, diz Silvio.
Ele ainda ressaltou que, ainda no mês de março, foi disponibilizada uma plataforma de consulta remota chamada EuSaúde 24h, onde as pessoas poderiam fazer uma triagem de seus sintomas com especialistas via WhatsApp pelo contato (31) 9.9674-7263.
“E isso sem sair de casa e precisar ir a postos de saúde, pondo sua vida em risco ou a de outras pessoas. Assim, diminui-se a exposição ao vírus! Qualquer pessoa pode ter acesso a esse dispositivo de forma gratuita! A MVV e a ATN lançaram também hotsites específicos sobre o enfrentamento à COVID-19. Estamos juntos, mais do que nunca, para superar este desafio que nos foi imposto”, acrescenta o diretor de Assuntos Corporativos e Pessoas da Appian.
Além do contexto sanitário, há o da renda: muitas famílias que moram nas comunidades vizinhas aos empreendimentos estão passando por necessidade financeira. Dessa forma, sem pretensão de ser interventora e, sim, parceira, a MVV tem atuado junto a essa realidade de maneira ética e responsável, fazendo contribuições para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, com a doação de toneladas de itens de higiene e limpeza, por exemplo, minimizando os riscos de transmissão do vírus nesses locais.
“O que uma empresa pode e deve fazer é utilizar os mecanismos que ela dispõe para trabalhar junto ao poder público e às comunidades, no sentido de fomentar uma direção que faça sentido para aquele território de forma ampla. A empresa deve se integrar socialmente à comunidade. É o que estamos fazendo. Não somos donos das comunidades. Somos parte delas. Fomos acolhidos e estamos retribuindo e interagindo com os moradores nesse momento difícil para todos nós”, coloca Silvio Lima.
Diante disso, nessa relação mútua com as comunidades, pode-se fazer uma escuta ativa e ouvir as diversas manifestações e necessidades dessas populações de Arapiraca e Craíbas, em se tratando do Projeto Serrote, para um eventual mapeamento das lições de agora e para o pós-pandemia.
Confira o webinar na íntegra logo abaixo.