Fala, time MVV! Tudo certo com vocês? Bem, espero que sim. Sou eu, o Mikael do TI. Agora estarei aqui quinzenalmente. Essa semana, na nossa coluna STYLO, falaremos sobre canais de checagem de informação genuínos.
O recente crescimento de fluxo de dados na internet tem trazido um problema constante para diversos países: as fake news (notícias falsas) estão cada vez mais presentes e, para lidar com isso, os leitores devem ficar muito atentos antes de confiarem em um título ou uma publicação.
Logo, hoje no MVV News, separei cinco sites para você validar a veracidade de uma notícia, uma vez que as fake news estão invadindo mais e mais no nosso dia a dia.
AGÊNCIA LUPA
A Agência Lupa foi a primeira do setor de checagem de fatos a ser criada no Brasil.
Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook diretamente para o Messenger, que o bot irá auxiliar a avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.
FATO OU FAKE
Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, GloboNews, O Globo e Valor Econômico. Este site é responsável por verificar informações bastante compartilhadas de assuntos gerais.
Se você quiser fazer uma denúncia de alguma notícia falsa, pode ir à página do Facebook do Fato ou Fake ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, através do número (21) 9.7305-9827.
AGÊNCIA PÚBLICA – TRUCO
Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos que avalia notícias com temas que envolvem administração pública e defesa dos direitos humanos. Ela é responsável por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em diversas categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.
E-FARSAS
Lançado em 2001, o E-Farsas é um dos sites de checagem de notícias mais antigos. Ele é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo.
Para mandar uma sugestão de notícia para o site, basta apenas ir na aba de “Contato”.
FAKE CHECK
O detector Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.
Para entrar em contato com o Fake Check, basta apenas enviar uma mensagem para o bot do WhatsApp através do número (16) 9.8112-8986.