Vale Verde debate saúde e segurança ao longo da semana

28 de janeiro de 2019
Por Comunicação Interna

Empregados e representantes de empresas contratadas da Vale Verde participaram de um treinamento em “Investigação e Análise de Acidentes pela Metodologia ADC (Árvore das Causas)” no dia 22 de janeiro. O curso foi ministrado pelo consultor João Caldeira, Engenheiro Mecânico, especialista em Segurança do Trabalho, Radioproteção e Qualidade, com mais de 30 anos de experiência em empresas de grande porte.

Curso “Investigação e Análise de Acidentes pela Metodologia ADC (Árvore das Causas)”

Sérgio Araújo, técnico de Tecnologia da Informação e brigadista da Vale Verde explica que o treinamento foi inovador e importante: “Foi uma experiência e um conhecimento que eu não tinha ainda. O curso de brigadista geralmente é mais voltado para a ação de socorrer. E, como membro da CIPA, também vai me ajudar bastante”.

Curso “Investigação e Análise de Acidentes pela Metodologia ADC (Árvore das Causas)”

A semana foi repleta de atividades relacionadas ao tema. Em um dos dias do Diálogo Diário de Segurança (DSS), os empregados participaram de uma ginástica laboral especial, com uma profissional do Serviço Social da Indústria (SESI).

Também foram realizadas reuniões com os gestores da empresa. Uma delas fechou uma proposta de gestão e implantação dos procedimentos de saúde e segurança definidos como processos críticos na Vale Verde:

  1. Movimentação e içamento de cargas
  2. Trabalhos em espaços confinados
  3. Trabalhos em alturas
  4. Trabalhos à quente / Gases pressurizados
  5. Trabalhos em eletricidade / Instalações elétricas
  6. Sistema de etiquetagem e bloqueio de energias
  7. Produtos químicos, inflamáveis, perigosos, explosivos
  8. Proteção de máquinas
  9. Escavação / Estabilização de taludes
  10. Equipamentos móveis (interação, transporte e movimentação)
  11. Transporte interno / externo (plano de trânsito)

Empregados na ginástica laboral especial com a profissional do SESI

Os líderes também participaram de um bate-papo sobre gestão de mudanças e um seminário com Caldeira sobre auditoria comportamental, com enfase na Gestão de Maiores Riscos (GMR). O consultor terminou a semana com uma apresentação das principais conclusões da auditoria e as recomendações para a empresa. Para Rogério Costa, coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional, este é um passo importante que precede muitos outros para valorizar aquele que é o maior valor para a Vale Verde: a vida.

Uma das diversas reuniões com os gestores da empresa

OUTROS REGISTROS