Nos dicionários, a palavra “resiliência” é colocada como a capacidade humana de enfrentar problemas e superá-los, adaptando-se às intempéries e mudanças ocasionadas nesse novo caminho que se abre o tempo todo na nossa frente.
E foi sobre isso que o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (MG), tratou em sua palestra “A Calma no Caos”, realizada nesta segunda-feira (18) para integrantes da Appian Capital Brazil, Mineração Vale Verde (MVV) e Atlantic Nickel (ATN).
O encontro com ele – oficial com oito anos de experiência, tendo atuado ativamente nas tragédias de Brumadinho e Mariana – ocorreu via videoconferência.
O mediador desse papo foi o próprio CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, sendo ele uma das mais de 250 pessoas que assistiram aos apontamentos de Pedro Aihara ao vivo – diversos empregados da ATN acompanharam pela Sala Ipiaú e da MVV, no Refeitório Principal, bem como a partir de suas casas para aqueles em regime de home office.
Segundo Aihara, via de regra, os bombeiros sempre são chamados para cenários críticos, onde respostas rápidas têm que ser dadas em situações de urgência.
“Diante de contextos assim, o medo certamente é um componente que interage conosco nessas circunstâncias. O que precisamos é não deixar que ele nos paralise. Em momentos de crise, precisamos ter abertura para o novo, às vezes podendo exercer uma função que não é necessariamente a nossa, mas que precisamos fazê-la numa liderança situacional, por exemplo. Precisamos estar preparados, sendo muito importante enxergar o outro da maneira mais humana possível”, diz ele, que é porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, mestre em Direitos Humanos e bacharel em Direito e Prevenção de Acidentes.
Para o especialista, momentos como esse que estamos vivenciando diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) precisam de uma comunicação de acolhimento visando os nossos empregados e terceirizados; um diálogo aberto e empático. Afinal, o instante é de muita tensão e estresse em todo o mundo.
“A crise pode ser um momento de oportunidade singular. Devemos lembrar que cada papel dentro da empresa é importante, tendo esse foco na disciplina operacional. Cada um tem relevância dentro do que faz! Isso é trabalho em equipe! Mesmo em um cenário crítico, há sempre espaço para uma boa atuação nossa! Temos, então, que ter em mente os nossos valores e relembrar as nossas escolhas, fazendo a diferença quando pudermos, o que deixará um legado de entrega, uma produção com mais qualidade em meio aos gargalos dos nossos processos”, pontua o tenente Aihara.
IMPERMANÊNCIA
Em sua fala, ele recorreu ao Budismo e citou o caráter impermanente que permeia todas as coisas e situações da nossa vida. Tudo muda, ao ponto de essa crise não ser fixa, sólida. Ela também vai passar.
“Vamos viver o presente, em vez de mantermos nossa cabeça no passado e no futuro. Isso gera ansiedade. Precisamos focar no agora para lidar com que está acontecendo. Com o tempo, a resiliência e a inteligência emocional vão nos damos suporte para esse enfrentamento. Precisamos entender e aceitar esse ‘novo normal’. É preciso autocompaixão para respirar fundo e não se cobrar tanto. Vamos ajudar o outro naquilo que está ao nosso alcance no dia a dia”, completa o experiente bombeiro.
Houve ainda um instante de perguntas e respostas, onde os espectadores puderam interagir com o especialista mandando questões referentes ao tema.
O CEO da Appian Brazil agradeceu. “Parabéns pela articulação e pelo seu talento, Pedro! Quero agradecer por nos ajudar a reforçar que todo trabalho é importante! Todo papel dentro de uma empresa é realmente importante. Esse ponto se estende para os times da ATN e MVV! Poderíamos ficar aqui conversando sobre isso durante a semana inteira, durante toda a quarentena! Obrigado pela sua dedicação, Pedro! É um privilégio para nós ouvi-lo e tê-lo aqui conosco!”, reforça Paulo Castellari.
Assistindo a tudo do Refeitório Principal do Projeto Serrote, em Craíbas, o técnico de Tecnologia da Informação (TI) da MVV, Sérgio Araújo, enfatizou a necessidade de seguir em frente, pois há outras pessoas que dependem de nós e da nossa liderança em meio a casos como esse.
“Essa palestra nos trouxe um ponto de vista muito bacana, quanto à nossa percepção, ao nosso entendimento e ao nosso sentimento diante do momento de crise que estamos vivenciando. O Pedro demonstrou ter muita serenidade e calma em lidar com situações adversas, onde brotam o medo e a incerteza. Assim, aprendemos a enfrentar sem desespero o que se apresenta, encarando o problema de frente. O momento é de nos cuidarmos e cuidarmos do próximo e seguir lutando com fé e esperança”, pontua Sérgio.
O gerente geral de Operação do Projeto Serrote da MVV, Tony Lima, completou: “O que o Pedro trouxe durante esse webinar foi superimportante! Ele está de parabéns! Um jovem muito talentoso, muito sereno que nos inspira nos momentos mais difíceis, devido à sua vivência no Corpo de Bombeiros de MG. Precisamos realmente manter a calma para superar os obstáculos que aparecem. Não vamos subestimar o problema, nem romantizá-lo dizendo que ‘vai dar tudo certo’, mas saber que temos a capacidade, temos as ferramentas, temos o potencial para superar as dificuldades trabalhando em equipe, como ele mesmo lembrou, com todas as funções de cada um aqui na empresa sendo muito essenciais! Somente juntos, mesmo, é que vamos superar esse momento difícil”.
Em tempo, o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, gentilmente pediu para que todos e todas que assistiram à palestra “abrissem” seus microfones para uma salva de palmas ao tenente Aihara e aos demais colegas de trabalho dele que arriscam suas vidas todos os dias por nós.