Construção da barragem de rejeitos segue em ritmo acelerado

13 de maio de 2020
Por Agência Lúmen
barragem

Dentro do programa #AtingindoMetas, a conclusão da ensecadeira da barragem do Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV) está prognosticada para ser entregue no próximo dia 30 deste mês de maio.

Foto-montagem mostrando o fluxo das obras no local (Foto: MVV)

De acordo com o gerente geral de Implantação da MVV, Leandro Tunussi, o cumprimento desta meta está intimamente relacionado à atividade de terraplenagem em regime de chuvas na região, o qual tem se mostrado muito acima da média histórica no ano de 2020, tornando a estratégia de construção da ensecadeira muito desafiadora.

Quem está por trás desse estágio essencial das obras do empreendimento é o engenheiro e geotécnico André Fahel, juntamente com as equipes de campo.

“A conclusão da ensecadeira significa que uma importante etapa da construção da barragem foi cumprida! A barragem do Projeto tem um comprimento aproximado de 800 m, com 17 m de altura nesta primeira fase. Ela será alteada pelo método de jusante”, adianta André Fahel.

Isto é, a estrutura é diferente das barragens onde fatidicamente aconteceram recentes tragédias em Minas Gerais. Ela crescerá oposta ao reservatório, fornecendo uma sustentação dos rejeitos ainda mais eficiente. Apesar de ter um maior custo, devido à maior movimentação de material, o alteamento para jusante é o mais seguro e responsável, justamente por isso, o método planejado para o Projeto Serrote.

Segundo ele, a ensecadeira é um pequeno barramento que tem a função de conter a água do rio e das chuvas, permitindo a construção da barragem principal em área seca. O “dique de sacrifício” foi a estrutura que viabilizou a construção do dique da barragem no período recente de chuvas.

“Após essa entrega, a próxima etapa é a construção do barramento propriamente dito, da barragem. É a estrutura de terra maior, a responsável pelo confinamento de toda água que o Projeto irá precisar”, pontua o engenheiro.

A estrutura contempla rigorosamente a legislação vigente, incluindo o Plano de Atendimento a Emergências, com monitoramento 24h por dia.

OUTROS REGISTROS