Prevenção. Nunca antes esse termo foi tão repercutido nos meios de comunicação de massa como agora. Hoje com o advento da internet, essa é a palavra de ordem em inúmeras postagens nas redes sociais, desde perfis pessoais a comerciais.
Isso reflete em uma só preocupação: a vida. E este é um valor inegociável o qual a Mineração Vale Verde (MVV) sempre reforça importância, tendo a segurança em primeiro lugar.
Dentro desse mesmo mote, a MVV então resolveu realizar na noite desta terça-feira (14) a sua primeira live (transmissão ao vivo) por meio de seu perfil oficial no Instagram (@mineracaovaleverde), entrevistando uma autoridade em Saúde.
O tema, claro, foi o novo coronavírus (COVID-19) e as medidas preventivas para evitar que ele chegue na nossa casa.
O médico que gentilmente cedeu seu tempo e conhecimento aos internautas foi o Dr. Janyo Souto, bastante conhecido, sobretudo, pela população que mora na vizinhança do Projeto Serrote, situado entre as cidades de Arapiraca e Craíbas.
CONTRA AS FAKE NEWS
Esse é um assunto que vem sendo bastante abordado nas TVs e jornais e é sempre bom ter acesso à boa informação, vindo direto da fonte. O que por si só já combate as “fake news” (notícias falsas).
“Este é o momento de nos unirmos contra o coronavírus. Não achem que está tudo bem e, por acaso, deixem de realizar as medidas de prevenção. Não façam isso! Cuidem-se e cuidem de suas famílias! Estamos no meio de uma ‘guerra’. Precisamos estar atentos”, pontua o Dr. Janyo Souto.
Ajudando a salvar vidas desde 2014, ele hoje é clínico geral na área de urgência e emergência do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, o HE do Agreste.
É também socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e médico da Estratégia Saúde da Família em Craíbas-AL, atuando ainda como médico plantonista do Hospital Prof. José Enoque de Barros, em Girau do Ponciano-AL, e do Hospital Dr. José Wanderley Neto, em São Brás-AL, além de ser concursado como médico clínico no município de Feira Grande-AL.
Durante a live do Instagram da MVV, as pessoas puderam, inclusive, interagir fazendo perguntas diretas ao especialista, com muitas delas elogiando o trabalho desenvolvido pelo profissional nos locais onde atua.
O médico deu orientações ao vivo de como lavar corretamente as mãos com água e sabão, esfregando bem os pulsos e entre os dedos durante 20 segundos; sobre o não uso de acessórios pessoais no ambiente de trabalho (anéis, pulseiras, colares, relógios, brincos etc.); o distanciamento mínimo de 1,5 m a 2 m de cada pessoa; a utilização eficaz das máscaras descartáveis e seu tempo de vida útil; e o uso frequente de álcool 70% para higienização dos ambientes de trabalho e em nossas residências.
Sobre a aplicação de medicamentos e vacinas, o Dr. Janyo Souto enfatizou que não há nada certo ainda.
“Não há estudos específicos, nem nada 100% comprovado. Este vírus nos pegou de surpresa! Então a melhor medida é realmente a prevenção, com cada um fazendo a sua parte”, reforça.
Ele colocou que a doença — popularmente chamada de COVID-19 — é parecida com a pneumonia, no entanto, muito mais agressiva, tendo a dispneia (falta de ar) bastante associada, juntamente com febre aguda por mais de 48h e tosse.
“É tudo uma grande novidade para nós da área de Saúde , mas sabe-se que o período de incubação do vírus, em média, é de cinco a sete dias. Mas ele pode aparecer até 14 dias. Por isso, quem sentir os sintomas deve permanecer de quarentena, a fim de não entrar em contato com outras pessoas e passar o ‘corona’ adiante”, enfatiza o Dr. Janyo.
Segundo ele, o que se quer é o “achatamento da curva”, a fim de as pessoas “não pegarem a doença ao mesmo tempo”, por conta da quantidade reduzida de leitos que se tem em todo o país e no mundo.
“Espero ter contribuído de alguma forma tirando as dúvidas de vocês! Gostaria de agradecer e parabenizar a MVV por essa iniciativa, por levar um tema tão importante para discussão, mostrando seu real interesse em ajudar a população e, também, seus próprios colaboradores com essas informações sobre o coronavírus”, finaliza o Dr. Janyo Souto.
Conduzida pelo analista de Comunicação e Sustentabilidade da MVV, Danielson Cândido, a entrevista, até o fechamento desta matéria, já havia sido assistida por cerca de 500 pessoas.
No fim da transmissão ao vivo pelo Instagram, o analista atentou para algumas ações que a MVV tem realizado: além do cuidado redobrado com os empregados e terceirizados do Projeto Serrote e da doação de materiais de limpeza, aventais, luvas e termômetros digitais com infravermelho às prefeituras de Arapiraca e Craíbas e ao 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, a empresa também lançou um site especial só sobre o assunto: www.vale-verdecovid19.com.
Além disso, foi disponibilizado pela MVV um serviço gratuito de atendimento 24h por dia, chamado Eu Saúde. O contato é feito diretamente com especialistas via WhatsApp, esclarecendo as suas dúvidas sobre o novo coronavírus, podendo ser acessado pelo (31) 9.9674-7263.