Temos que concordar. Trabalhar em casa exige uma série de disciplinas a serem seguidas.
O foco tem que ser o principal norteador dessa experiência, recentemente catapultada a empresas do mundo todo devido aos riscos de transmissão do novo coronavírus (COVID-19).
E o trabalho remoto (home office) tem sido uma ótima solução para o andamento das metas dessas companhias, inclusive da Mineração Vale Verde (MVV).
Alguns empregados da MVV estão atuando de casa, mantendo aceso o Projeto Serrote e dando suporte técnico aos trabalhadores que seguem no site.
E para que a produtividade melhore no home office, elencamos cinco dicas de programas para tudo se encaminhar bem nesse período. Confira abaixo.
- OneDrive
Esse é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. O OneDrive oferece 5 GB de arquivos grátis para usuários de Android, iOS e no PC. Uma verdadeira “mão na roda” para guardar fotos e vídeos.
- Toggl
Quer controlar melhor seu tempo? Pronto. O Toggl pode ser a ferramenta ideal. Ele confere as horas trabalhadas mensurando o tempo investido em cada projeto ou cliente e está disponível para PC, Android e iOS.
- Pomodoro Tracker
Distrações, falta de foco, procrastinação. O trabalho em casa às vezes pode ser um desafio para que a execução das tarefas seja feita com excelência. Por isso, a técnica Pomodoro pode ser utilizada nesse cenário com grande êxito. Por meio do site e do aplicativo do Pomodoro Tracker, você pode realizar uma melhor divisão das suas demandas. Funciona assim: há um cronômetro que conta 25 minutos de trabalho e, em seguida, realiza-se uma pausa de 5 minutos. De novo e de novo. Esse breve intervalo serve como descanso e realmente funciona.
- Trello
Bem orgânico, essa é uma ferramenta de fácil entendimento e extremamente relevante para a organização de tarefas. Serve para atividades individuais ou em grupo. O Trello oferece planos gratuitos e pagos e está disponível para Android, iPhone e PC.
- Hangout/ Zoom/ Skype
E aqui, para finalizar com chave de ouro, uma tríade. Não tínhamos como escolher só um: estas três plataformas servem bastante para a realização de reuniões e encontros por videoconferência, por exemplo, deixando a equipe sempre “perto” e engajada.
A versão gratuita do Skype suporta até 20 usuários. Já a paga, o Skype Business, permite conversa simultânea com 250 pessoas.
O Zoom tem gratuidade na versão básica e pode ser acessada em PCs com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone. O Zoom Meetings suporta até 500 pessoas interagindo.
Já o Hangout é um programa do Google (para acessá-lo, basta ter uma conta por lá), sendo bastante simples e funcional e agora com todos os seus recursos premium liberados durante este período de coronavírus.