Segurança em primeiro plano. Essa máxima vai se estender pelos próximos 20 anos na Mineração Vale Verde (MVV).
É isso o que mais quer o CEO da Appian Capital Brazil, Paulo Castellari, que esteve no Projeto Serrote para o lançamento de uma importante ferramenta comunicacional no que tange à segurança: o Diálogo Comportamental.
Esse recurso foi colocado em pauta durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS) da última terça-feira (11), ocorrido no refeitório principal do canteiro de obras.
A abordagem em si tem um caráter educativo e não punitivo, mostrando à pessoa que eventualmente venha a cometer algum erro que ela está operando de forma errada, a fim de que ela própria perceba isso por meio da conversa com o líder/interlocutor, trazendo seus acertos para que o outro enxergue o real revés. É, portanto e também, uma atitude preventiva.
No ensejo, o consultor Adauto Milanez, da empresa Previne – Engenharia e Gestão de Riscos, realizou uma encenação teatral junto ao técnico de Segurança do Trabalho, Renner de Souza, trazendo um enredo justamente disso.
“Essa é a grande oportunidade que nós temos de exercer a nossa liderança, trocar experiências e aprendizados na área de segurança. Todo o time vai ser treinado em técnicas específicas de como conversar com as pessoas, sempre mantendo o respeito. É um grande dia para a MVV!”, pontua Paulo Castellari.
O CEO da Appian Brazil ainda infere: “Queremos criar um legado aqui em Alagoas! Somos a primeira operação de mina do estado. Vamos mudar a história dessa região de forma segura e responsável, com zero acidentes. Conversando, dialogando, aprendendo todos os dias”.
Segundo ele, esse comportamento deve vir sempre atrelado aos cinco valores propagados pela Appian e pela MVV: segurança, colaboração, realização, integridade e empreendedorismo.
No mesmo dia, Castellari se juntou a Milson Mundim Filho, CFO da Appian Brazil; Murilo Nagato, COO e diretor de Planejamento Integrado e Performance da Appian Brazil; Silvio Lima, diretor de Assuntos Corporativos e Pessoas da Appian Brazil; Breno Delfino Martins, gerente geral de Melhoria Operacional da Appian Brazil; Lucas Sarto, gerente de Gestão de Projetos da MVV; Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV; Rogério Costa, coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da MVV; e Ana Paula Faria, estagiária do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), onde assistiram a um workshop com o consultor da Previne sobre o tema (saiba mais sobre as palestras aqui).