Ele é natural de Salvador e criado em Camaçari, região metropolitana da Bahia, sendo o contrário do maldoso estereótipo que criaram para os baianos.
Fabiano de Carvalho Pereira, de 41 anos, está longe de ser “preguiçoso”. É uma pessoa muito ativa, que não gosta de perder tempo.
Por isso o seu dinamismo na Mineração Vale Verde (MVV), estando à frente da coordenação de Apoio Operacional desde julho deste ano.
A formação dele é em Gestão de Recursos Humanos (RH), com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, além de ser master coach com diversos cursos na área.
“Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Times de Alto Desempenho e Liderança são as minhas maiores paixões”, diz Fabiano Carvalho.
Como consultor de Desenvolvimento Organizacional e treinador comportamental, ele já trabalhou em diversos estados, como Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
“Tenho um curso recente que ajuda os profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho. Até o momento, seis pessoas já conseguiram um novo emprego por meio desse curso e isso me deixa imensamente feliz. Ele é gratuito. Eu gosto de ajudar as pessoas, sem precisar de nada em troca. Ajudar por ajudar mesmo”, conta ele, que tem ainda um trabalho voluntário com a ferramenta social LinkedIn.
Desde 2015, Fabiano se envolve com o Marketing Digital, outra grande paixão dele.
Ele acabou percebendo que as redes sociais são um canal aberto de comunicação com as pessoas, então resolveu se especializar nisso, visando o alcance de sua mensagem para ajudar mais e mais gente.
“Eu sempre atuei com treinamento. Como tinha dificuldade de atrair pessoas, resolvi me especializar em Marketing Digital. Fiz de tudo: Método 8Ps, Fórmula de Lançamento, Fator X e cursos de Facebook Ads e YouTube. Abri um canal no YouTube onde há cerca de 10 mil seguidores, mas parei de alimentar o canal porque falava de uma área que não atuo mais, que é Pisos de Alto Desempenho. Creio que eu vá em breve reformular o canal e retomar as publicações. Enquanto isso, sigo com meu Instagram @eufabianocarvalho”, pontua.
AS BATIDAS DA VIDA
Fabiano já morou em Aracaju, em Sergipe, e Parauapebas, no Pará, mas tenta sempre retornar à cidade de sua infância, Camaçari, onde seus pais moram até hoje.
Na Bahia, fez muitos amigos que o acompanham na memória. “Eu gosto muito de música. A minha banda do coração é a Timbalada. São amigos que construí quando eu morava por lá e que fizeram muito sucesso. Sigo muito o trabalho do Denny Denan [ex-Timbalada] e o Renatinho da Bahia [ex-É o Tchan!]. São pessoas queridas, amigos meus de infância”, revela ele, sem esconder seu ecletismo. Ele também escuta pop rock, MPB, forró, sertanejo e música clássica.
Na juventude, Fabiano chegou até a tocar por 10 anos em uma banda de fanfarra. Seu instrumento era a tuba, ampliando o grave por todo o ambiente.
“Além de amar música, outra coisa que gosto muito é de ler. Só este ano, já foram 25 livros. Tenho uma rotina intensa de leitura. Acredito que ela amplie minha visão de mundo e faça com que eu ajude mais as pessoas nas diversas matérias que estudo”, comenta.
Fabiano também é um aficionado por esportes. Adora sair para barzinhos com os amigos e assistir a jogos de Futebol.
“Jogo futebol três vezes por semana aqui em Arapiraca! Sou conhecido pelos colegas da MVV por ‘Fabigol’, uma alusão ao artilheiro Gabigol do Flamengo, visto a quantidade de gols que faço nas nossas partidas”, brinca.
Outro tópico esportivo de destaque em suas quatro décadas de vida é o Basquete.
“Jogo desde a infância e até hoje participo de competições regionais em Sergipe e Alagoas. É algo que me revigora muito”, diz.
OS PERCURSOS
Fabiano tem quatro irmãos – três homens e uma mulher – e é casado há 16 anos com Neide Lima, mãe de seus filhos Diego, de 16 anos de idade, e Danielle, 15, que debutou no último dia 16 deste mês.
“São presentes que Deus me deu”, diz ele, que segue a linha do Espiritismo kardecista.
A família é, de fato, seu alicerce. Para onde quer que ele vá. Dentro e fora, sempre o acompanhando em suas mudanças de estado pelo Brasil, conforme os novos empregos foram se apresentando.
“O trabalho me define. Amo de verdade o que faço. Passei 13 anos atuando como técnico em Química em empresas como a Brahma, Antarctica, Ford, Ciba Química, Sansuy e Cromex. Em 2008, migrei para o RH da Coca-Cola e depois da Cencosud Brasil, onde ganhei o Prêmio Top of Mind – Construtor de Alianças”, ressalta.
Sua entrada no mundo da mineração aconteceu em 2012, quando figurou na Vale, no Projeto Serra Leste, em Serra Pelada, no Pará.
“Trabalhei até o final de 2016 na Vale e resolvi empreender. Fiquei três anos no mercado empreendendo, mas preferi retornar para o mundo corporativo e aqui estou na MVV, bastante feliz e motivado com que estamos vivenciando. Um novo momento para a mineração. Creio que não estamos aqui por acaso e que somos responsáveis pelos resultados que temos em nossas vidas. Tudo depende da escolha que fazemos. Eu escolhi estar aqui, vivendo intensamente esse momento do Projeto Serrote. E se é para estar aqui, que o nosso trabalho seja feito em alto nível”, conclui o coordenador de Apoio Operacional.
Fabiano pensa diferente. Fabiano faz mais. Fabiano é MVV.