Fortalecer a economia local e qualificar a mão de obra do Agreste Alagoano são diretrizes da Mineração Vale Verde (MVV), que vem fomentando a contratação de trabalhadores da região.
A MVV tem o compromisso de incentivar, por parte das empresas que atuam no empreendimento, um mínimo de 70% de trabalhadores da região.
Ao fim de outubro, de acordo com dados do departamento de Recursos Humanos (RH), cerca de 72% dos trabalhadores das empresas terceirizadas eram provenientes de Alagoas, sendo 54% do total de pessoas vindas dos municípios de Arapiraca e Craíbas.
MERCADO LOCAL
Uma das iniciativas da MVV para estimular o mercado e a capacitação local é o Programa de Qualificação Profissional, em parceria com o Complexo Integrado Sesi/Senai e as prefeituras de Arapiraca e Craíbas.
Ele tem mudado a vida de muitas pessoas, como o agora mecânico montador Elton Farias de Lima, residente da comunidade Mundo Novo, situada entre as duas cidades agrestinas.
“Para mim, foi uma oportunidade de ter mais conhecimento; uma visão de futuro”, pontua o jovem Elton com o certificado em mãos, válido em todo território nacional.
Como resultado de sua dedicação durante o Curso de Mecânico Montador, ele conquistou uma vaga na empresa Terraço, responsável pelas obras de terraplenagem do Projeto Serrote.
Embora não haja garantia de emprego, após a conclusão da formação no Programa de Qualificação Profissional, o currículo dos participantes serão disponibilizados não apenas para a área de RH da MVV como para as empresas contratadas que atuam na implantação do Projeto.