Durante dois dias consecutivos, os empregados da Mineração Vale Verde (MVV) e também da Appian Capital Brazil participaram de um treinamento, aprendendo a combater incêndios, evacuar prédios e agir em caso de infarto de algum colega de trabalho.
Tudo isso se deu no Helbor, edifício onde ficam os escritórios administrativos da MVV no bairro de Savassi, em Belo Horizonte (BH).
Segundo a analista de Recursos Humanos da MVV em BH, Priscila Lima, a necessidade do treinamento surgiu a partir de um Diálogo Diário de Segurança (DDS) sobre a segurança dentro do prédio onde essa extensão da Vale Verde opera em Minas Gerais.
“Até o evento, o local não dispunha de uma equipe de Brigada de Incêndio. Por conta disso, o CEO da Appian Capital Brazil, Paulo Castellari, solicitou que fizéssemos um curso. Realizamos também um de Primeiros Socorros. Nos antecipamos em fazer esse treinamento por precaução e para a segurança de todos e todas na empresa. Foi de fundamental importância esse momento de aprendizado que vivenciamos aqui, pois pudemos identificar os pontos fortes e fracos que coexistem aqui no escritório da MVV em BH. Todos que participaram ficaram muito satisfeitos e deram um retorno muito positivo”, conta Priscila Lima.
O técnico em Segurança do Trabalho da MVV, Lucílio Cunha, foi de Alagoas até Minas Gerais para acompanhar de perto toda a dinâmica executada.
APRENDIZADO
Outro que adorou o curso foi Enzo Colen, assistente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da Appian Capital Brazil.
“Foi excelente! Uma oportunidade de aprender como ajudar quem está próximo e como agir em situações adversas, desde um infarto de alguém ou a necessidade de evacuação de um prédio até o combate a um incêndio”, diz.
Para ele, o mais importante é “o limite das ações e decisões que podemos tomar”.
“Deveríamos aprender essas coisas na escola. Todos deveriam saber e ter uma noção básica de sobrevivência! Levo esse treinamento para a vida! Sempre que puder, passarei adiante tudo que aprendi. Agora, acredito que estamos muito bem servidos com a nossa equipe brigadista do escritório de Belo Horizonte”, conclui Enzo Colen.