8 dicas para a convivência no ambiente de trabalho

23 de outubro de 2019
Por Agência Lúmen
trabalho

Você sabia que a habilidade comportamental de um empregado pode garantir-lhe não apenas a permanência em uma empresa, mas até uma promoção sua?

Além do currículo, atualmente as empresas têm primado por profissionais que tenham inteligência emocional tanto para lidar com eventuais problemas que se apresentem no dia a dia, como para seguir a etiqueta de boa convivência dentro de todos os setores.

O departamento de Recursos Humanos (RH) da Mineração Vale Verde (MVV) traçou algumas dicas para os empregados MVV e terceirizados internalizarem. São elas:

1. PONTUALIDADE

Seja pontual em seus compromissos e respeite os horários. Organize-se para chegar sempre cedo no trabalho e em reuniões. Esteja atento aos prazos de entrega de trabalhos e relatórios e siga-os à risca.

2. APRESENTAÇÃO PESSOAL

Mantenha uma boa imagem pessoal. A primeira leitura que alguém faz de você será baseada em sua aparência: roupas, cabelos e higiene pessoal. Cuidar disso mostra comprometimento e respeito com o ambiente de trabalho e com os colegas

3. TOM DE VOZ

Controle o tom e o volume da sua voz. Procure manter um tom neutro, controlando suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade, por exemplo. Reflita antes de falar

4. BOM HUMOR SEM EXAGEROS

Evite piadas e brincadeiras fora de hora. Todos desejam trabalhar em um ambiente com atmosfera agradável, alegre e descontraída, mas há limites para o humor. Use-o sendo simpático, fazendo leves comentários

5. CORTESIA

Peça sempre licença ao entrar em um local e cumprimente a todos. Seja cortês e sorria, dando bom-dia e boa-tarde desde do segurança ao CEO

6. CAIXA POSTAL EM DIA

Não deixe nenhum email sem resposta. Procure acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Quem envia um e-mail, espera por uma resposta. Não utilize-o para assuntos pessoais.

7. RESPEITE O HORÁRIO DE INTERVALO

O intervalo de trabalho é o instante em que você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre amenidades com seus colegas. É saudável não comer lanches em sua mesa de trabalho.

8. CONVERSAS DE CORREDOR

Fique longe das fofocas. Embora as pessoas geralmente passem mais tempo no trabalho do que em casa, isso não as dá o direito de serem invasivas. Evite expor sua vida privada e sua opinião sobre alguém.

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