“A mudança de direção para um trânsito ainda mais seguro começa com você!”. Esse era o chamariz do folheto entregue nesta quarta-feira (14) na Mineração Vale Verde durante o evento que reuniu todos os empregados e terceirizados da empresa ao longo de toda uma manhã para falar de segurança nos transportes interno e externo.
O evento, parte das ações relacionadas ao Gerenciamento de Maiores Riscos (GMR), aconteceu no Galpão Testemunho, na Fazenda Melancia. Logo na entrada do Projeto e à porta do galpão onde ocorreu o encontro, havia veículos envolvidos em acidentes cedidos pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas.
Os automóveis, destruídos, causavam impacto nos que passavam por eles. O intuito era alertar os participantes sobre os perigos da condução irresponsável de veículos leves ou pesados, operados dentro ou fora das instalações do Projeto Serrote.
PALESTRA
O cabo Gibran, lotado no setor de Transportes do batalhão e encarregado dos Boletins de Acidentes de Trânsito (BAT) do 3º BPM, apresentou conceitos de direção defensiva e dicas para os condutores, além de demonstrar causas de colisões, relacionando-as aos fatores humanos (ingestão de álcool, desatenção etc.) e condições adversas (tempo, luz, via e trânsito).
“É essencial que o motorista esteja atento à pista quando estiver dirigindo. Assim, ele pode prever alguma situação passível de acidente e evitá-la. Dar a vez ao veículo de menor porte, manter sempre uma distância segura e ser cortês com o outro é um bom começo para um ambiente na pista com mais respeito”, diz o militar.
PEÇA TEATRAL
Um momento de descontração foi o da apresentação do grupo de teatro do Serviço Social da Indústria (SESI) de Alagoas, com os atores Gedilson de Paula e Igor Vasconcelos. A peça contou a história de um rapaz que sofre um acidente de moto e se encontra com o seu anjo da guarda e o diabo, em uma esquete sobre o que é certo e o que é errado, com muitas risadas do público.
“A partir do lúdico, nós estendemos o conhecimento e a informação através da abertura que o riso proporciona. Fica mais fácil das pessoas assimilarem certas temáticas”, comenta o ator Gedilson de Paula, que interpretou o bem e o mal na oportunidade.
O GMR é uma realização mensal da CIPAMin e da MVV, com o apoio do SESI/SENAI, Grupo Leal, Gramsa, Terraço, R. Lins Engenharia, RS Locações, G Construções, LL Topografia, Pedro Locações, Agência Lúmen e Zóio Comunicação.