No último dia 9 deste mês, aconteceu a 2ª edição do Dia V de Voluntariado da Mineração Vale Verde (MVV).
Neste 2023, a nossa empresa foi até o Lar São Domingos Sávio, em Arapiraca, para realizar várias ações. O local está situado na Praça Antônio Barbosa, no bairro Novo Horizonte, e existe há mais de 20 anos.
O Lar atualmente acolhe 7 crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, entre 5 e 17 anos.
O nosso grupo de voluntários fez pintura estrutural, pintura do parquinho, limpeza, plantio de mudas, horta, almoço e atividades recreativas com a criançada.
Esta ação solidária contou com parceria das empresas Fagundes, Gramsa, A5VC, J&B, TK Solution, RS Locações, Viação Girauense, Júlio Azevedo, Natuba Log, FGF Consultoria e TSX.
“Mais do que uma premissa de ESG, esse Dia V enche todo o coração dos nossos empregados voluntários nesta corrente do bem. Este Programa de Voluntariado Corporativo da nossa empresa é um incentivo da MVV para que os nossos empregados e empregadas, estagiários, aprendizes, terceirizados e familiares disponibilizem — de maneira voluntária, espontânea, não remunerada e organizada — o seu tempo, energia, emoção, conhecimento e habilidades em prol de outras pessoas e organizações na região onde estamos inseridos, no Agreste alagoano. Hoje, estamos aqui no Lar São Domingos Sávio realmente tocados pelo serviço prestado e felizes em estar ajudando e dando amor e acolhimento a essas crianças”, diz Cassio Barbosa, coordenador de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação da MVV.
Desde junho deste ano, a MVV está realizando ações no local, bem como no CRAS de Craíbas. Uma das voluntárias é a assistente de Apoio Operacional da nossa empresa, Rikelly Alves, que vai toda quarta-feira à tarde para o Lar São Domingos Sávio.
“Aqui a gente faz muitas atividades recreativas, sobretudo no parte externa, ao ar livre. Sentamos no chão e brincamos, pintamos, conversamos, interagimos. Dá um preenchimento grande no nosso coração. É muito gratificante estar perto e aprender com essas crianças. Fico muito feliz em participar do Programa de Voluntariado e por esta ação pontual que é o Dia V — já é o meu segundo”, conta Rikelly.
MUDANÇA DE VIDA
Juliana Borém, de 56 anos, é dentista, mineira de Montes Claros. Após se tornar voluntária no Lar São Domingos, em 2015, ela fez o curso de Pedagogia para poder entender melhor o universo das crianças com quem lidava semanalmente.
“Desde então venho sendo voluntária. Fiquei sabendo da necessidade de voluntários aqui no Lar ao frequentar a Igreja São José. E isso mudou a minha vida. Fiz um curso para estar aqui com eles. O que mais vemos aqui é a necessidade de estímulos cognitivos à leitura e escrita. Eles precisam disso. Precisam do contato com outras pessoas, desse afeto. Estou muito feliz com a presença hoje da MVV”, diz ela, que frequenta o local toda segunda, terça e quarta-feira à tarde.
Outra pessoa que mudou de vida em contato com as crianças do Lar foi Ivonete Santos, funcionária do local há 5 anos. Natural de Junqueiro, hoje ela mora em Arapiraca para dar o suporte necessário à instituição, agora como educadora.
“É a primeira vez que acontece um mutirão como esse aqui no Lar São Domingos Sávio, a primeira vez que uma empresa privada promove uma ação deste tamanho. A gente fica com o coração cheio de amor e muito agradecido por este gesto solidário”, pontua Ivonete.
Houve ação de melhoria no espaço de estudo e recreação das crianças, com reforma do parque; pintura em paredes; feitura de jardim e horta; limpeza da área; ajuste e pintura do espaço de lazer; doação de 6 ventiladores; doação de 2 estantes de livro, mesa e cadeiras para estudo e atividades de recreação com as crianças, incluindo pintura.
Na oportunidade, houve ainda almoço especial para as crianças e adolescentes (cardápio feito exclusivamente pelos voluntários) e a presença do Bom Velhinho, distribuindo sorrisos e presentes a todos(as).
No ano passado, a MVV levou amor e serviços para o Albergue Noturno Monsenhor José Neto, bairro Cacimbas, em Arapiraca. A MVV seguirá em 2024 efetuando ações como esta nas cidades onde está inserida, isto é, Craíbas e Arapiraca.