Especialistas destacam práticas indispensáveis para realizar boas reuniões

10 de abril de 2019
Por Zóio Comunicação

O mundo do trabalho está cheio de reuniões e elas precisam ser produtivas. É muito fácil ter encontros completamente desperdiçados quando não se pensa na melhor forma de realizar as reuniões. Em uma empresa onde acontecem muitos desses encontros de trabalho, como é o caso da Vale Verde, é preciso marcá-los com antecedência de no mínimo 24 horas – a exceção deve ser casos de urgência. É melhor para a empresa e para seus empregados. É preciso ter etiqueta no agendamento de reuniões.

As reuniões de trabalho são uma ótima oportunidade para crescimento profissional, busca de soluções para eventuais problemas ou mesmo para divulgar informações sobre processos internos.
Reuniões com bom planejamento e antecedência se tornam muito mais produtivas

Em um artigo da Harvard Business Review, a escritora Amy Gallo consultou dois especialistas sobre como elaborar boas reuniões. Bob Pozen, professor sênior da Harvard Business Schoole autor de “Alta Produtividade”, e Roger Schwarz, psicólogo organizacional e autor de “Smart Leaders, Smarter Teams, deram algumas dicas para torná-las mais produtivas.

#1 Deixe o propósito claro

Determine o assunto e envie a “ordem do dia” a todos com antecedência. Junto mande qualquer material que sirva para consulta.

Também vale a pena destacar neste email (ou no convite para o evento) os tópicos que não serão discutidos na reunião.

#2 Controle o tamanho da reunião

Limite o número de convocados. Chamar apenas quem está diretamente envolvido no assunto garante que a conversa seja focada – além de evitar a perda de tempo de trabalho de quem não tem a acrescentar ao tema.”As chances são de que eles não estarão atentos ou se responsabilizarão pelo que está acontecendo”, explica Pozen.

No entanto, mantenha em mente que, com poucas pessoas, a reunião pode não conseguir a diversidade de opiniões necessária à discussão.

#3 Defina o tom certo da discussão

Garanta que os presentes fiquem confortáveis o bastante para contribuir com seus pontos de vista. Dar este tom à reunião significa disseminar uma mentalidade de aprendizado. Em vez de tentar convencer os outros de sua opinião, esteja aberto a ouvir outras.

#4 Modere as divagações

É difícil cortar alguém que divaga muito quando fala, mas é necessário. Só assim a reunião terá apenas o tamanho necessário para a discussão proposta em primeiro lugar.

Schwarz sugere dizer a quem discorre muito algo do tipo “Ok, você está certo. Tudo bem se falarmos sobre isso mais tarde?”

Para alguém que é propenso a falar demais, converse anteriormente e peça que mantenha seus comentários curtos e mínimos para que os outros sejam ouvidos.

#5 Modere as tangentes do assunto

Tente voltar a concentrar o grupo na pauta que foi programada quando alguém fugir do tema. Se precisar, pergunte se pode discutir tal assunto (que diverge do proposto) em um outro momento.

#6 Faça transições cuidadosas de um tópico a outro

“Aspessoas nem sempre progridem com você e podem ficar presas no passado”, destaca Schwarz. Então, quando passar de um tópico a outro, pergunte se todos estão de acordo com isso.

Além disso, só siga a reunião quando todos tiverem a chance de falar ou sintam que foram contemplados.

#7 Termine bem a reunião

De acordo com Pozen, a reunião deve terminar com as seguintes questões:

  • Quais são os próximos passos?
  • Quem é responsável por cada um deles?
  • Qual é o prazo para cumpri-los?

Em seguida, é importante mandar um email que retome essas questões e as respectivas respostas. Assim, todos se lembram do que foi falado.

Fonte: napratica.org.br

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