Apoiado pela MVV, projeto social de música “Tocando Alto” é lançado em Craíbas

16 de outubro de 2023
Por Agência Lúmen
FernandaLopes

Promover a diferença no local onde estamos inseridos, com incentivo de atividades socioculturais e esportivas, para que projetos floresçam e continuem a prosperar após esse aporte inicial da nossa empresa.

Tem sido esse o propósito da MVV, com a realização este ano da 2ª edição do Edital de Apoio a Projetos Sociais.

Com foco em Craíbas e Arapiraca, foram selecionados sete projetos locais nas áreas de Cultura, Esporte, Educação e Empreendedorismo. Cada um deles recebeu uma quantia de R$ 20 mil para desenvolver suas iniciativas em prol das comunidades anfitriãs da nossa empresa.

Um desses projetos é o “Tocando Alto”, que teve seu lançamento no último dia 29, no Salão de Eventos da Professora Graça, na comunidade Lagoa do Mel, em Craíbas. Ele tem como objetivo promover a democratização da cultura por meio da música para crianças que moram nas proximidades da Mina Serrote.

Segundo Rita Lopes, consultora da Riccon Consultoria — empresa terceirizada da MVV que prestou toda a assistência necessária nesse processo —, o “Tocando Alto” visa integrar crianças e adolescentes, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender Música, algo que levarão consigo para toda a vida. Esse projeto é da Associação de Desenvolvimento Sustentável (ADS) das Comunidades de Ipojuco, Lagoa do Mel e Torrões.

“Além disso, o ‘Tocando Alto’ incentiva o empreendedorismo juvenil e a geração de renda na região. A abrangência do projeto inclui 15 crianças, na faixa etária de 8 a 14 anos, das três comunidades que a ADS atende. Essas crianças receberão aulas de musicoterapia, utilizando violão, com recebimento do instrumento, uniformes e material didático específico para o ensino de Música. Ainda, o projeto irá capacitar 10 jovens, com idades entre 18 e 26 anos, em Sonoplastia, Gestão em Empreendedorismo, Marketing e Finanças”, pontua a consultora.

O projeto Tocando Alto terá duração de seis meses, com aulas sempre aos sábados, e será executado pela ADS, que tem como presidente Valdeir Silva e vice-presidente, a professora Graça Silva.

Para Valdeir, essa iniciativa é valiosa, sobretudo, por conta da parceria com a MVV. Esse projeto não se limita a oferecer Educação Musical aos seus participantes, mas também os capacita em habilidades práticas e empreendedoras. Essas competências não apenas enriquecem as vidas desses jovens, mas também têm um impacto positivo na comunidade. O ‘Tocando Alto’ ilustra de maneira notável como a Música e a Educação podem convergir, gerando novas oportunidades para todos os envolvidos.

“Quando soubemos que havíamos sido contemplados no edital foi uma alegria muito grande! Em primeiro lugar, por ser um trabalho voltado para as crianças — que é o início de tudo, afinal, o nosso futuro está na criança de hoje. Com o aprendizado de Música, acredito que cada criança despertará para as suas expectativas e horizontes de vida, a partir do que o mundo apresenta como oportunidade de desenvolvimento. A nossa gratidão à MVV por isso! E sei que esse é o começo de uma parceria que vai perdurar”, diz o presidente da ADS, Valdeir Silva.

Novamente, como na edição-piloto lançada em 2022, o edital foi direcionado para instituições de natureza privada sem fins lucrativos, a exemplo de associações, cooperativas, ONGs, OSCs ou OSCIPs, todas elas de Craíbas e Arapiraca, região onde está situada a Mina Serrote.

Nesta nova edição do nosso Edital de Apoio a Projetos Sociais, em Craíbas, além do “Tocando Alto”, foram contemplados o projeto “Amigos da Cultura” (Associação Cultural Amigos da Cultura) — Cultura; e o projeto “Vem Pra Roda” (Associação Cultural Baluarte Capoeira E Maculelê) — Cultura/Esporte.

Já em Arapiraca, o projeto “Educa-Cultura: Música e Recomposição Escolar na Comunidade – Uma Corrida Para Transformar Vidas” (Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor); o projeto “Bom de Bola, Nota 10 na Escola” (ONG Pedro Cavalcante Netto) — Esporte; o projeto “Escolinha de Futebol Meninos da Vila Canaã” (Associação De Moradores Da Vila Canaã) — Esporte; e o projeto “Música em Movimento” (Associação Cultural Musical Sons E Dons) — Cultura.

Em 2022, a 1ª edição do Projeto de Apoio a Projetos Sociais MVV incluiu outros seis projetos de Craíbas e Arapiraca, que receberam um financiamento de R$ 15 mil cada.

Desse modo, a nossa empresa está comprometida em incentivar o crescimento sociocultural local e em criar novas possibilidades de sonho no Agreste alagoano.

OUTROS REGISTROS