Na segunda-feira, 05/12, foi reverenciado o Dia Internacional do Voluntariado, data esta instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o objetivo de estimular a promoção de ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade ao redor do mundo.
No último sábado (3), realizamos a 1ª edição do nosso “Dia V” da MVV, no âmbito da reestruturação do Programa de Voluntariado de nossa empresa.
O evento ocorreu no Albergue Noturno Monsenhor José Neto, bairro Cacimbas, em Arapiraca, que fará 7 anos em janeiro próximo.
O local abriga hoje 35 pessoas em situação de rua e já recebeu mais de 3 mil usuários, de cinco países, com serviço humanizado.
O “Dia V” contou com diversos empregados(as) MVV, familiares e prestadores de serviços.
A diretora do Albergue, Isabel Cristina Nunes, ficou muito feliz com este ato voluntário coletivo da MVV, ressaltando que nunca outra empresa da região fez algo parecido no local.
“O sentimento é realmente de gratidão! Este não é apenas um sonho meu; é um sonho de Deus. Algo que nos orgulhamos imensamente é de o Albergue não ter fechado um só dia nesses 7 anos, mesmo na pandemia. E atos como esse da MVV nos impulsionam a seguir em frente com nosso trabalho assistencial, de cuidado genuíno. Essa casa está aberta a todos e agradecemos de coração pelo que os voluntários fizeram hoje aqui de maneira coletiva. É com certeza um dia que não vamos esquecer jamais! Entendemos que essas pessoas estão aqui de passagem e que irão resgatar a autoestima e sair em definitivo das ruas”, pontua Isabel Cristina Nunes.
Ela é carinhosamente chamada por alguns dos frequentadores do Albergue como “mãe Cris”, tamanho é seu empenho, seu amor, sua doação diária pelas pessoas em situação de rua que habitam diariamente o lugar. Antes da pandemia da COVID-19, segundo ela, o local funcionava apenas como pernoite. Com a doença assolando a população de rua, a “mãe Cris” abriu seus braços e as portas para acolhê-los integralmente nos finais de semana, a contar sempre com apoio de parceiros para a manutenção do espaço.
“Entre idas e vindas aqui no Albergue, estou basicamente desde o começo e a ‘mãe Cris’ sempre foi essa pessoa que cuidou da gente, olhou para a gente. Como pessoas mesmo, como humanos que somos, resgatando a dignidade humana que todos nós temos. Me sinto muito bem aqui, quando venho. Todos temos que cuidar do espaço, inclusive, para quem virá depois de nós, quem precisará de um canto para dormir. Porque a rua é muito violenta. Aqui encontramos amor. E foi isso o que a MVV deu hoje para nós. Foi um dia marcante”, comenta Josenildo da Silva, de 28 anos, abrigado do Albergue.
Houve um verdadeiro mutirão no local com os voluntários(as) da nossa empresa realizando reparos na estrutura e parte elétrica, iluminação interna, fachada nova, pintura, limpeza e serviços de jardinagem e ornamentação, além de um almoço especial para os abrigados e voluntários(as).
A MVV contou, também, com a solidariedade e parceria de empresas — Fagundes; Gávua; Gramsa; Manefau; RS Locações; Usiman; Viação Girauense; Zóio Comunicação; J&B Comércio e Manutenção; A5VC; MultServ; e Sesi/Senai — que dedicaram seus tempo, esforço, investimento financeiro e capital humano neste bem maior em prol da comunidade local.
Na oportunidade, houve ginástica laboral, almoço especial para as pessoas em situação de rua e a presença do Bom Velhinho, distribuindo sorrisos e presentes.
“Quem é voluntário doa não só seu tempo, energia e experiência, mas também doa a si mesmo. Doa o seu próprio coração. Estamos muito felizes em fazer o bem e gostaria de parabenizar a diretora Isabel Cristina pelo sonho estar sendo sonhado por muitas pessoas hoje. Esse Dia V é resultado de vários encontros da nossa empresa, inclusive com uma consultoria, afinal, a Mina Serrote quer deixar um legado positivo para a região e para as pessoas”, finaliza Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV.
De acordo com Mário Lima, coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da MVV, o Dia V é fruto, de fato, de muito trabalho prévio.
“A nossa empresa revitalizou o Programa de Voluntariado Corporativo e hoje temos um comitê, formado por empregados, que estão à frente das ações sociais desta temática. Além disso, temos um banco de talentos, com pessoas aptas à realização de diversas ações junto a instituições sociais da nossa região. O nosso Programa de Voluntariado passou por uma revisão, com base nas melhores práticas do mercado, e temos uma alegria imensa de apresentar à comunidade o novo Programa e, em breve, a Política de Voluntariado da MVV e do Grupo Appian”, diz ele.
A MVV seguirá em 2023 efetuando ações como esta nas cidades onde está inserida, isto é, Craíbas e Arapiraca.
Quer fazer parte do nosso Banco de Talentos do Programa de Voluntariado da nossa empresa? Clique AQUI.