Depois de analisar algumas atitudes que podem demonstrar desrespeito com as pessoas, quero dizer que você pode ajudar as pessoas a mudarem estes comportamentos dando o exemplo, ou seja, agindo de maneira completamente diferente. E de que forma podemos mostrar as pessoas, que respeitar o próximo vai muito além de dizer bom dia, boa tarde, bom almoço, até amanhã ou dizer muito obrigado?
Sabemos que dentro de uma empresa, existem pessoas com diversas crenças, pensamentos, culturas e tradições, por isso, uma forma de manter o respeito entre todos é através do diálogo e de uma comunicação eficaz.
Uma forma de mostrar que as atitudes de desrespeito são verdadeiramente negativas é expor sua insatisfação, por isso, converse com a pessoa que o ofendeu. Mostre a ela que aquela atitude não foi confortável para você, aponte suas considerações e fale que não gostaria que isso voltasse a acontecer, afinal, vocês estão em um ambiente de trabalho e é fundamental manter a boa convivência.
Ouça também o que ela tem a lhe dizer, uma vez que alguns comportamentos são reações de nossas próprias atitudes, ou seja, certifique-se com ela se você não fez algo, mesmo que sem querer, para que ela se sentisse mal e tivesse o ímpeto de querer devolver a ofensa na mesma moeda. Isso mostra maturidade e uma disposição, pelo menos da sua parte, de prezar, não pelo seu bem-estar, mas também de todos que estão ao seu redor.
E para que você e seus colegas de trabalho tenham um ambiente agradável e confortável, é preciso haver harmonia em tudo o que se faz. É por dizer isso que separei algumas dicas de como desenvolver o hábito de respeitar o próximo, veja abaixo.
Seja afetuoso com as pessoas a sua volta;
Chame-as pelo nome e evite apelida-las de forma desagradável;
Lembre-se de dizer “por favor” e “obrigado”;
Procure respeitar as normas internas;
Trate todos de maneira igual, procurando não desenvolver preferências, principalmente se ocupar um cargo de gestão;
Sempre que puder, colabore;
Aquilo que for de sua responsabilidade, faça da melhor forma;
Não julgue e não faça fofoca sobre as pessoas a sua volta;
Procure assumir e corrigir seus erros;
Esteja aberto para ouvir as pessoas;
Ofereça ajuda quando for preciso.
Praticando essas e outras dicas, você estará fazendo a sua parte e verá que muita coisa pode mudar no seu ambiente de trabalho. Discussões e desentendimentos podem acabar, ou pelo menos diminuir consideravelmente, as pessoas podem se unir ainda mais, e assim trazer novos e melhores resultados para a equipe. Líderes e gestores podem ter uma nova visão em relação ao seu comportamento, e quem sabe surjam novas oportunidades dentro da própria empresa. Viu só como podem existir vários benefícios quando falamos em respeitar o próximo no trabalho?
Se colocar no lugar do outro é um bom começo para você que acredita que é um desafio aplicar as dicas anteriores. Pense em como você se sentiria se alguém fizesse com você aquilo que está fazendo com as pessoas. Com certeza não seriam boas emoções, não é mesmo? Por isso, exerça a empatia, dê o exemplo e procure dar também o melhor de si em tudo que fizer.