Segurança, Colaboração, Empreendedorismo, Realização e Integridade. São esses os cinco valores da nossa empresa. São eles que guiam todos os caminhos da Mina Serrote — e dos nossos empregados e terceirizados.
Neste domingo (2), haverá o 1º turno das Eleições 2022 para os postulantes a cargos públicos no nosso país, envolvendo candidatos a deputado federal, deputado estadual, governador e presidente.
E um dos nossos valores, a Integridade, está bastante atrelado à disciplina, à ética, à honestidade e ao cumprimento das regras e metas diárias.
Por isso, inclusive, este valor é tão importante neste momento de período eleitoral. Tendo em vista essa premissa de retidão, a nossa empresa dará abaixo algumas orientações sobre conduta e informação sobre o assunto, já previamente realizadas em cartilha em 2020 (clique para ler na íntegra AQUI).
No Estado Democrático de Direito, respeitam-se e valorizam-se o papel e a importância dos poderes Executivo e Legislativo no âmbito municipal, estadual e nacional.
ESTOU SENDO ABORDADO. E AGORA?
Durante o período eleitoral — que este ano provavelmente contará com 2º turno a ser realizado no dia 30/10 —, qualquer pessoa da MVV e suas contratadas pode ser abordada por políticos ou seus representantes, solicitando contribuições eleitorais. Esses pedidos são comuns neste período e são variados.
Possíveis solicitações de contribuição:
– De doações de materiais de campanha, como camisetas, bandeiras, bonés, faixas de rua, outdoors, folhetos eleitorais;
– Doações financeiras para o suporte das campanhas eleitorais;
– Empréstimos de carros, cotas de combustível, passagens aéreas e hospedagens em hotéis, entre outras; e
– Contribuição direta para veículos de comunicação que tenhamos eventual relacionamento — custeio direto de propagandas em jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio, por exemplo.
Possíveis formas de abordagem:
– Via Internet: por meio de LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, partidos políticos e candidatos podem utilizar destes veículos para aumentar a abrangência de suas solicitações.
– Via ofícios (formais e informais): e-mails e cartas podem ser enviados explicando sobre plataformas políticas e, eventualmente, solicitando contribuições.
– Via interações pessoais (formais e informais): diversas reuniões, eventos e atividades podem, principalmente ser de natureza informal, contribuir para abrir espaço para uma conversa em torno do tema contribuições.
Em tempo: essas manifestações são legítimas e permitidas pela legislação eleitoral brasileira.
COMO AGIR?
– NUNCA realizar qualquer tipo de contribuição, em nome da empresa, para campanhas políticas, seja ela destinada ao partido político ou a candidatos específicos;
– NUNCA incitar e/ou aceitar favorecimentos em pareceres técnicos, em especial se condicionados a qualquer tipo de contribuição;
– NUNCA exercer atividade político-partidária nas dependências da nossa empresa e nem promover aliciamento com este fim;
– Aplicar os princípios do Código de Conduta no exercício de suas funções;
– Estar sempre acompanhado e previamente preparado para reuniões e interações com pessoas da esfera política; e
– Manter a calma e, de forma cordial, ser objetivo e claro ao explicar a conduta seguida pela MVV em relação a doações políticas, baseada no nosso Código de Conduta.
Caso tenha conhecimento de uma violação do Código de Conduta da MVV, registre um relato por meio da Linha Ética (saiba mais aqui). A abordagem não é uma violação do Código de Conduta, a menos que tenha sido realizada por um empregado ou contratado dentro das dependências da MVV.
Em caso de dúvida ou se você for exposto, de alguma forma, a condutas contrárias às expressas nesta matéria especial e ao nosso Código de Conduta, entre em contato imediatamente com a área de Recursos Humanos da nossa empresa.