Setembro Amarelo: psicóloga da Unimed dá palestra sobre prevenção ao suicídio

30 de setembro de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-09-26-at-13.40.23

Nesta segunda-feira (26), no Centro de Treinamento da Fagundes, aqui no nosso site, houve programação especial em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, dentro do Setembro Amarelo.

Uma palestra especial e uma dinâmica foram realizadas com profissionais da Unimed Metropolitana do Agreste: a psicóloga Gely Duarte e a enfermeira Ianara Maria.

A dinâmica consistiu em trazer questões de difícil resolução a serem respondidas em pouco tempo. Cada participante tinha uma bola de sopro. Sob pressão, quem não soubesse responder, precisaria estourar a bola. Desse modo, todos o fizeram. A bola deixou de existir.

Segundo a enfermeira Ianara Maria, a metáfora serviu para mostrar a todos os presentes que não é porque não temos a resposta de algo naquele momento que devemos acabar com tudo, deixar “o sopro de vida” ir junto.

“Precisamos de uma visão ampliada. A pessoa com ideação suicida não quer acabar com a própria vida, mas com o problema em si, com o sofrimento. O suicídio é multifatorial. É precisar falar sobre”, pontua.

Após a dinâmica, houve a palestra com a psicóloga Gely Duarte. Ela trouxe que a busca por autoconhecimento é essencial, a fim de controlarmos melhor as nossas emoções.

“Terapia ajuda. Ainda há muita gente com receio de iniciar na terapia. No entanto, este estigma tem acabado aos poucos. A dica que dou é que os homens sigam para este tipo de consulta. Falar sobre medos, desejos, angústias. Isso tira um peso enorme das nossas costas. Saúde não é apenas estarmos isentos de doenças físicas. Precisamos cuidar da nossa Saúde Mental”, pontua.

Gely também mostrou alguns dados importantes referentes ao assunto no contexto nacional e mundial, sendo o suicídio um dos grandes vilões dos jovens.

“É necessário estarmos atentos aos sinais das pessoas que têm essas ideações. Elas apresentam ambivalência, impulsividade e rigidez. Assim, aprendemos a observar e, sobretudo, escutar o outro”, diz a psicóloga.

O coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), Flávio Sordi, e a enfermeira do Trabalho, Raianny Veiga, estiveram presentes ao evento e pontuaram que isso também faz parte do “cuidado genuíno” tão difundido pela nossa empresa. Seguro é estar bem.

OUTROS REGISTROS