Livro do Mês: você já conhece a história de liderança em “O Monge e o Executivo”?

15 de setembro de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-09-15-at-12.32.10

Mensalmente, aqui na editoria #TamoJunto, vamos trazer sempre uma dica de livro que esteja em nossa Estante Literária da Mina Serrote, agora situada em nossa Área de Convivência Umbuzeiro, no nosso site em Craíbas.

A Estante foi disposta no local estrategicamente para que, no momento de descanso, possamos folhear algum livro e adquirir novos conhecimentos. As obras podem, também, ser adquiridas “emprestadas” por 15 dias, desde que anotemos nossos nomes em um caderno que fica na própria estante (saiba mais aqui).

Obra disponível em nosso acervo na Estante Literária (Foto: Agência Lúmen)

A dica deste mês de setembro/2022 é o livro “O Monge e o Executivo”, de 1998, escrito por James C. Hunter — há dois exemplares disponíveis em nossa Estante Literária, aqui na Mina Serrote.

ENREDO

A história é sobre a verdadeira essência de liderança. Com uma narrativa envolvente, conhecemos a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.

Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, outrora influente empresário americano. Ele teria abandonado tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.

A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.

O monge defende que a base da liderança não é o poder e, sim, a autoridade, esta conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder

Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir. Uma observação importante: em inglês, o título é “The Servant”, que em livre tradução quer dizer “servidor”, “empregado” ou “criado”. Desse modo, o próprio título dá a dica: estamos aqui para servir aos outros, no bom sentido.

Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

Confira abaixo resenha literária sobre a obra, realizada pelo blog Sacada de Livro, através da plataforma do Youtube:

OUTROS REGISTROS