Esta sexta-feira (26) foi o Dia D das atividades do Programa STEM, aqui na cidade de Craíbas.
Alunos de 5 escolas municipais reuniram esforços para apresentar uma linda Feira de Ciências para pais, professores, gestores e representantes da MVV, da ONG Educando e da Prefeitura de Craíbas.
Após 2 anos, o resultado trouxe a nova metodologia praticada a partir do STEM Brasil, atrelando inteligência artificial com a dinâmica escolar — o lúdico com a “mão na massa”.
Além da Escola de Ensino Fundamental Ana Carolina de Queiroz — onde ocorreu a Feira de Ciências —, as demais instituições de ensino que contam com os equipamentos e toda essa nova abordagem pedagógica do STEM são as Escolas de Ensino Fundamental Antônio Jovino da Silva; Padre José Theisen; José Aprígio da Silva; e Pedro Ramos Francisco.
“Esse é um excelente dia para compartilharmos conhecimento! O que estamos vendo aqui hoje é fruto do empenho dos próprios alunos, que se dedicaram nas disciplinas ofertadas neste período em que estivemos realizando o Programa. Fomos muito bem recebidos em Craíbas, tendo lançado em primeira mão essa metodologia sendo aplicada no Ensino Fundamental I. Esperamos ampliar isso para o Fundamental II, dando continuidade a essa parceria exitosa aqui no município”, relata o coordenador do STEM Brasil, Leonardo Michelon.
Para o gerente geral de Operação da nossa empresa, Tony Lima, a feira mostrou que o caminho que está sendo trilhado pela MVV na região está deixando legados.
“Estamos minerando sonhos aqui na região, transformando-os em realidade. Trabalhamos com o que está debaixo do solo e, com projetos como esse, estamos trazendo para a superfície todo o potencial do povo craibense, de olho no futuro dessas novas gerações. São sementes hoje plantadas que certamente vão gerar bons frutos em breve. Estou muito feliz com o que presenciei aqui hoje, vendo estudantes entendendo melhor princípios da mecânica, da física em geral, dos componentes tecnológicos. Eu também, na idade deles, era um curioso. Desmontava rádios do meu pai para poder entender os mecanismos internos e como as coisas funcionam. Espero, sinceramente, que essa curiosidade se mantenha neles”, pontua Tony, que é engenheiro metalúrgico de formação.
E essa curiosidade tem sido aguçada a partir dos professores e professoras da rede municipal de ensino, como a Karolayne Ferreira Aquino, que leciona no 3º Ano da Escola Ana Carolina Queiroz.
“A STEM Brasil atua com essa questão da ludicidade, a fim de os alunos trabalharem o letramento e a matemática de uma maneira envolvente. Nós ganhamos uma bicicleta chamada ‘STEM Bike’ que funciona a partir da interação do aluno ao pedalar. Ela faz perguntas matemáticas a quem a usa, com medidas de tempo e espaço. É uma maravilha! Além disso, a questão da didática, que vai do 1º ao 5º Ano, onde o aluno mesmo cria — ele é o criador, o construtor da própria proposta de atividade. Essa parceria entre MVV e a STEM, junto à Prefeitura de Craíbas, é incrível. A prova é esta culminância”, comenta a professora Karolayne.
Uma das alunas dela, de apenas 7 anos de idade, é a Júlia Kauany, do 3º B. “Adorei fazer a ‘Explosão de Cores’. Já tinha feito a ‘Água Que Caminha’ e ‘Chuva Colorida’, mas gostei muito de fazer a ‘Explosão’. Fiz pela primeira vez aqui no laboratório da escola. É legal aprender assim”, revela a pequena estudante.
As tais “Explosão de Cores”, “Água Que Caminha” e “Chuva Colorida” foram experimentos realizados, com auxílios das professoras. Especificamente, esta que Júlia adorou é uma experimentação tendo leite como base. Em cima, colocam-se gostas de corantes de várias cores. Por fim, um cotonete com bastante algodão na ponta, melado em detergente.
A reação química promovida dá o tom da emoção da estudante de 7 anos: há uma mistura intensa de cores, que circulam como que em um choque de estrelas na nossa Via Láctea.
Assim, a nossa empresa deixa um legado educacional com uma evolução enorme de conhecimento para os nossos pequenos(as), trazendo para perto apontamentos de matemática, física e tecnologia a serem trabalhados no dia a dia.
Também acompanharam essas movimentações da Feira de Ciências do Programa STEM, o vice-prefeito de Craíbas, Sebastião Camilo, a secretária Municipal de Educação de Craíbas, Andrea Madeiro, e a subsecretária Municipal de Educação de Craíbas, Edna Farias.
Com envolvimento direto de 96 professores e 13 gestores das 5 escolas, os projetos apresentados evidenciaram todo este aprendizado, com temas envolvendo sustentabilidade (reciclagem, plantio de mudas etc.), contextos ligados à energia solar e uso de materiais para melhor compreensão de aplicações físicas e matemáticas, além de referências à cultura e à música nordestina, com apresentações artísticas dos alunos e alunas.
Um dia para ficar na memória das crianças. E na nossa também!