A nossa empresa está criando o Comitê Social Participativo de Mineração, contando com lideranças formais e informais das comunidades vizinhas da Mina Serrote e representantes do poder público e da MVV. O intuito é trabalharmos pautas em comum para chegarmos em um denominador para o bom convívio no território onde estamos inseridos, de forma ética, transparente e responsável.
“A formação desse Comitê é para dar visibilidade e voz às comunidades vizinhas ao nosso empreendimento, envolvendo também a Prefeitura de Craíbas por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Nessas reuniões, poderemos discutir assuntos pertinentes com relação ao dia a dia dessas comunidades da Área de Influência Direta [AID], tanto aqueles que se referem à eventual incidência envolvendo a operação da mina Serrote”, pontua o analista de Comunicação e Sustentabilidade, Danielson Santos.
Todos os assuntos trazidos pela população serão tratados com mediação de Lilian Veltman, consultora em Gestão Estratégica e Inovação na empresa L.C. Veltman Treinamentos, contratada pela MVV para realizar mensalmente os encontros do Comitê.
A primeira reunião ocorrerá nesta segunda-feira (15), no Centro de Treinamento da Mina Serrote, aqui no site em Craíbas. Na oportunidade, serão discutidas as pautas que serão debatidas entre os representantes das comunidades e os integrantes da Câmara e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Cada comunidade da AID — Lagoa do Mel, Pau Ferro, Lagoa da Cruz, Baixa do Silva, Uruçu, Mundo Novo, Lagoa da Cupira, Pixilinga, Cupira, Torrões, Umbuzeiro, Lagoa Torta, Assentamento Ceci Cunha, Corredor e Itapicuru — terá assento garantido com um titular e suplente.
Por sua vez, por serem comunidades com maior número de pessoas, o Pau Ferro e a Lagoa do Mel terão dois titulares e um suplente.
Em certa medida, o Comitê Social Participativo de Mineração vai um passo além dos nossos Diálogos Sociais, que também acontecem mensalmente junto à AID. O Comitê é mediado por consultoria e tem participação ativa de órgãos públicos.
Dessa forma, a nossa empresa reitera seu comprometimento com os moradores vizinhos à planta de beneficiamento da Mina Serrote, dando oportunidade de ouvir suas demandas e, na medida do possível, prontamente atendê-las.