Em julho deste ano, a nossa empresa, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN), lançou a nova campanha de Segurança, intitulada “Se Não For Seguro, Eu Não Faço”.
Ela referencia o Direito de Recusa ao Trabalho. Essa é uma garantia em defesa da vida do trabalhador, sendo uma ferramenta que assegura a ele a liberdade de recusar a execução de alguma atividade por considerar a falta de condições de segurança do trabalho.
Aqui na nossa empresa, esse direito é assegurado aos nossos empregados e empregadas e aos nossos prestadores de serviço, sobretudo, quando identificada qualquer situação de risco grave e iminente de acidente.
Para reforçar o nosso compromisso com este Direito, realizamos uma caminhada com gestores da nossa empresa pela nossa Planta, aqui em Craíbas. O evento ocorreu na última quinta-feira (28).
Segundo o presidente da CIPAMIN, Adriano Andrade, essas caminhadas ocorrerão mensalmente.
“Na oportunidade, desenvolvemos a campanha para difundir o Direito de Recusa ao Trabalho, na qual os gerentes abordaram os nossos colaboradores e comentaram sobre o formulário de Direito de Recusa. Uma forma de mostrar que a liderança está próxima aos liderados ao ponto de apresentar-lhes os procedimentos internos”, diz ele, que é também coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa.
Os empregados(as) que acompanharam presencialmente a caminhada receberam, cada um(a), um tíquete para um sorteio, que seria realizado no dia posterior, sexta (29).
Desse modo, nesta referida data, houve o sorteio no estacionamento do Ambulatório durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS), onde foram presenteados com uma air fryer, um micro-ondas e dois smartwatches (relógios digitais).