Os nossos empregados(as) e terceirizados(as) que atuam nos prédios administrativos da Mina Serrote, aqui em Craíbas, foram surpreendidos nesta última quarta-feira (20) com um treinamento de Segurança – o principal valor da nossa empresa.
A ação foi realizada pelo setor de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), através da nossa Brigada de Emergência, que não avisou aos nossos colaboradores(as) que isso se tratava de uma simulação.
Sem aviso prévio, todos(as) fizeram o que já havia sido anteriormente pontuado em casos de eventuais sinistros com emergência: parar o que estiver fazendo de imediato (inclusive, deixando pertences pessoais para trás) e se dirigindo ao Ponto de Encontro. Nas imediações do Escritório H (como são também conhecidos os prédios administrativos do nosso site), há um ao lado do Ambulatório.
Segundo o coordenador da Brigada de Emergência da nossa empresa, o técnico de Segurança do Trabalho, Edvaldo Santos, eventualmente haverá esse simulado, que é um requisito legal junto ao nosso Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da Mina Serrote.
“O objetivo é avaliar o tempo de resposta da evacuação de todos os empregados do nosso site, a fim de que saiam dos prédios administrativos no menor tempo possível e cheguem devidamente no Ponto de Encontro localizado na área externa do Escritório H. E nós nos saímos muito bem! Em 2021, fizemos esse exercício com o total de 4 minutos. Agora, o tempo caiu para 2 minutos e 15 segundos com a evacuação de todos os prédios”, diz Edvaldo.
Com o uso de sirenes indicativas de risco, os nossos empregados e empregadas do Escritório H e Ambulatório aderiram à ação, saindo pelas portas de saída emergencial dos respectivos escritórios.
Participaram ativamente dessa movimentação, também, os brigadistas da MVV, bombeiros civis e os integrantes dos times de Segurança e Saúde do Trabalho.
Em setembro do ano passado, houve uma simulação de evacuação deste mesmo modo (confira como foi aqui).