Mais verde: pilhas de estéril da nossa empresa iniciam processo de hidrossemeadura

22 de julho de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-07-22-at-14.25.06

A nossa empresa tem como premissa a construção de uma mineração sustentável. Por isso, estamos realizando uma técnica que está mudando a paisagem onde estão as pilhas de estéril da nossa Mina Serrote, aqui em Craíbas.

Na Portaria Principal, já dá para notar a mudança na paisagem (Foto: Agência Lúmen)

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa, Adriano Andrade, está havendo no local um processo de cobertura vegetal por hidrossemeadura mecanizada, uma atividade que utiliza caminhão-tanque dotado de implemento de bomba jateadora, com pulverização de uma mistura de sementes e fertilizantes.

Isto é, essa técnica está deixando a nossa empresa ainda mais verde, com a revegetação do solo depositado nas pilhas.

“A hidrossemeadura corresponde tecnicamente a um processo de sucessão ecológica, na qual são plantadas conjuntamente vegetais de diversos nichos ecológicos, com o intuito de nutrir o solo e prepará-lo para a última espécie que predominará — neste caso, o capim gordura —, a fim de cultivar e estimular crescimento horizontalizado e de alta relevância nutricional ecológica”, diz Adriano.

A nossa empresa ficará ainda mais verde com esta nova medida (Foto: Agência Lúmen)

Essa ação está ocorrendo desde o início deste mês de julho pela empresa terceirizada VG – Vertiver Systems.

“São aplicados a esse mix de sementes, simultaneamente, adubos inorgânicos e orgânicos. Um ponto importante é que adotamos a metodologia de Manta Projetada, que promove a possibilidade de plantio sem a necessidade de ancoramento dos funcionários para a atividade de rapel pela superfície da pilha, por exemplo. Portanto, além do ganho ambiental e de produção, favorecemos os ganhos ocupacionais, reduzindo os riscos de Segurança do Trabalho comumente identificados nessa prática”, pontua Adriano Andrade, que além de coordenador de Meio Ambiente, é também presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes na Mineração (CIPAMIN) da MVV.

Assim, reforçamos o nosso cuidado com o meio onde estamos inseridos, criando, ainda, uma parede verde com a nossa cerca arbórea que circunda toda a planta de beneficiamento em Craíbas (saiba mais aqui).

OUTROS REGISTROS