Nesta quinta-feira (16), comemoramos o nosso primeiro aniversário de Operação da MVV. Em 16 de junho de 2021, foi realizada a Cerimônia de Conclusão das Obras de Implantação do Projeto Serrote, hoje Mina Serrote (veja como foi aqui).
Com foco, responsabilidade e resiliência, passamos juntos(as) por todos os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, sempre com medidas de controle robustas, tendo a Saúde e a Segurança em primeiro lugar.
Devido ao empenho dos nossos empregados(as) e terceirizados(as), a nossa empresa conseguiu finalizar as obras do Serrote antes do previsto e abaixo do orçamento planejado, em 31 de maio de 2021, tendo sido essa a última meta dentro do nosso Programa #AtingindoMetas.
O concentrado de cobre do Serrote está sendo destinado para os mercados europeu e asiático, cuja demanda por metais básicos tende a crescer cada vez mais nos próximos anos com o aquecimento do mercado de eletrificação. Considerado o “minério do futuro”, ele é um metal que vem sendo mais e mais requisitado pela alta demanda para atender à Revolução Energética que está em curso (a substituição de carros à gasolina por veículos elétricos).
PRODUÇÃO
A nossa empresa terá produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre, ao longo de uma vida útil de 14 anos, em uma mina de céu aberto que está alimentando uma planta de processamento com capacidade de 4,1 milhões de toneladas por ano.
O nosso primeiro embarque ocorreu em novembro de 2021. De lá para cá, já ocorreram quatro deles (um para a Polônia, dois para a Finlândia e um para a China), totalizando cerca de 40 mil toneladas de concentrado de cobre com alto valor agregado já encaminhadas via Porto de Maceió, gerando impostos e royalties para toda a região.
Já realizamos neste mês de maio, também, o nosso 1º Simulado de Emergência da Barragem, com a Defesa Civil à frente, a fim de ficarmos preparados para o caso de algum incidente, ainda que esse cenário seja meramente hipotético. Com o evento, foi atestado o preparo das nossas equipes e dos próprios moradores que participaram da simulação, mesmo com chuvas (veja como foi aqui).
Além disso, a nossa empresa está engajada localmente, fomentando o desenvolvimento socioeconômico em Craíbas e Arapiraca, onde o empreendimento está inserido no Agreste alagoano. A MVV tem realizado projetos sociais como, por exemplo, o de Empreendedorismo Feminino, dando protagonismo às mulheres da região, e o Projeto de Avicultura, oportunizando uma nova renda para várias famílias com a comercialização de ovos e galinhas de postura e de corte.
No primeiro semestre deste ano, ainda, a nossa empresa lançou o Edital de Apoio a Projetos Sociais, que está beneficiando 6 (seis) projetos da região que se enquadram em atividades que envolvem Cultura; Educação; Empreendedorismo e Geração de Trabalho e Renda; Esporte e Lazer; e Desenvolvimento das Comunidades Vizinhas. Cada projeto receberá até R$ 15 mil.
Foram selecionados os projetos “Vem Pra Roda”, da Associação Cultural Baluarte Capoeira e Maculelê; “OWU: Moda e Acessórios Étnicos com Tecido Algodão”, da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos Carrasco; “Música na Comunidade: Uma Corrida Para Transformar Vidas”, da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor; “Fortalecimento da Associação Juntos Somos Fortes”, da Associação Juntos Somos Fortes; “Inclusão Digital Para Formação de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, da Associação Lar São Domingos Sávio; e “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.
ORGULHO
Segundo o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, isso tudo é motivo para nos sentirmos muito orgulhosos por tudo o que foi construído até aqui e pelo futuro de ainda mais sucesso que nos espera.
“É com muita alegria que estamos completando 1 ano de Operação da Mineração Vale Verde. Em pouco tempo, após a finalização das obras, temos avançado substancialmente com as etapas de ramp up e o nosso concentrado de cobre já está ‘ganhando o mundo’. Tudo isso graças à dedicação e empenho de cada um de vocês, que estão nos ajudando a fazer história no Estado de Alagoas e a fazer mineração de uma forma mais humana e responsável. E mais que minerar, estamos tendo a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que nos move!”, diz Castellari.