É sabido que, aqui na nossa empresa, o cuidado com o meio ambiente permeia todas as nossas atividades, sejam elas dentro ou fora do site aqui em Craíbas.
Neste mês, em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, tivemos uma programação especial, a fim de atrair a atenção dos nossos empregados(as) e comunidades vizinhas para esta importante pauta.
Afinal, na MVV, temos o verde até em nosso nome. Aqui, há mais de 455 hectares de Reserva Legal (o que equivale exatamente a 455 campos de futebol), espaço que conta nas proximidades com o Centro de Educação Ambiental (CEA).
No local, existem viveiros (com mais de 40 espécies de plantas nativas), jardim de cactáceas, meliponário (criação de abelha sem ferrão), farmácia viva, trilha ecológica de 3 km e um recém-inaugurado auditório para receber estudantes, professores e a sociedade em geral.
O CEA existe desde 2013, tendo atingido no ano passado a marca de mais de 100 mil mudas nativas plantadas. Dois anos antes, em 2019, por conta desse trabalho sério junto ao bioma local, a MVV recebeu o título de “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga”, com certificado internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do programa Man And the Biosphere (MaB).
“Para a MVV, meio ambiente é coisa séria. Nesta semana, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é marcado pelo tema escolhido pela ONU em 2022: ‘Uma Só Terra’. A MVV fica muito feliz em poder comemorar a data mostrando a condução de uma mineração sustentável e que preza na sua essência pelo respeito ao meio ambiente, sua beleza cênica e sua importância para o empreendimento e comunidade como um todo”, diz o coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa, Adriano Andrade.
UMA SÓ TERRA
Como dito, o tema central da nossa campanha foi “Uma Só Terra”, em consonância com a abordagem trabalhada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
É saudável ressaltar que, quando se fala em preservação, não há um plano B. Precisamos cuidar do nosso planeta agora para garantir a existência das gerações futuras, isto é, nossos filhos(as) e netos(as). São eles(as) que irão herdar a Terra nas condições em que a deixarmos.
Para trazer esses assuntos à luz, iniciamos a nossa Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (6) com o nosso Diálogo Ambiental Semanal (DAS), no estacionamento do Ambulatório, aqui no site em Craíbas.
Diversas ações internas ocorreram durante a Semana. Houve, ainda, plantio simbólico na área administrativa da Mina Serrote, formando um corredor verde de craibeiras; intervenção do Teatro Socioeducativo do Serviço de Ensino da Indústria de Alagoas (SESI/AL); distribuição de mudas e substrato; e uma moldura fotográfica para registrarmos e guardarmos esse momento como uma semente dentro de nós.
Nesta quinta-feira (9), ocorreu no ginásio do distrito de Folha Miúda, na zona rural de Craíbas, com alunos municipais do Ensino Fundamental, a peça do Teatro Socioeducativo do SESI/AL sobre o tema da campanha da ONU, levando uma mensagem de sustentabilidade de forma lúdica para todos os pequenos e pequenas participantes.
“Como de costume, a Mina Serrote desenvolveu uma série de atividades e intervenções junto às escolas municipais de Craíbas, em que, de forma lúdica, levamos à comunidade reflexões sobre o tema. Para a MVV, esse dia simboliza muito mais que uma data, mas sim uma oportunidade que todos têm para refletir sobre nossas posturas, conduta e ações diante do meio ambiente, e de que forma estamos cuidando do planeta para as próximas gerações”, conclui Adriano Andrade.
De fato, o mundo depende da nossa capacidade de mudar e cuidar dele. Esse é o nosso plano A.