Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado no último dia 11 um bate-papo com a apresentadora da CNN Brasil, advogada e professora Gabriela Prioli sobre os desafios enfrentados por mulheres hoje e as conquistas que vêm acontecendo ao longo dos anos.
O encontro virtual ocorreu com estudantes de Craíbas, no Ginásio da Escola de Ensino Fundamental Ana Carolina Queiroz, no Centro da cidade, com o tema: “Fazer a diferença é reconhecer que somos iguais em direitos, entendendo as nossas diferenças”.
Na oportunidade, participaram cerca de 500 alunos(as) com o intuito de, ao final, fazerem redação sobre o tema.
Os 3 melhores textos receberam como prêmio da nossa empresa, respectivamente, 1 smartphone, 1 tablet e 1 relógio inteligente (smartwatch).
Segundo a coordenadora geral do Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Craíbas, Rosinea Damasceno, houve 497 redações recebidas e avaliadas, número que surpreendeu positivamente a todos. Confira quem levou a premiação:
- 1º LUGAR: Maria Fernanda Pereira dos Santos, 13 anos, 8º ano (Escola Municipal Tenente Coronel Barros Paes);
- 2º LUGAR: Ana Clara Costa Santos, 13 anos, 8º ano (Escola Municipal Pe. José Thiesen); e
- 3º LUGAR: Hemilly Kauane Ferreira Barbosa, 13 anos, 8º ano (Escola Municipal Pedro Ramos).
Além disso, elas ainda ganharam uma visita aqui na Mina Serrote, nesta quinta-feira (31), para conhecer de perto a nossa planta de beneficiamento de concentrado de cobre.
Foi uma tarde que a jovem Hemilly nunca esquecerá. “Amei ter participado desse passeio aqui dentro! Estou emocionada! Amei mais ainda ter participado do evento e ter ganhado um smartwatch com uma redação falando de um tema tão importante: eu sou mulher”, diz ela, que tem 13 anos, mas já possui ciência de seu lugar no mundo.
Na visita institucional, todos e todas realizaram um tour pela planta, indo para o platô da britagem e para o mirante da mina.
Segundo Hemilly, seu pai trabalha na empresa terceirizada Fagundes e teria ficado também muito emocionado ao saber que a filha havia tirado terceiro lugar na redação do colégio.
É justamente com essa premissa de avançar com o apoio à Educação que o gerente geral da nossa empresa, Tony Lima, fez sua fala recepcionando a todos(as) no Centro de Treinamento, aqui no site em Craíbas.
“É com o estudo que chegamos sempre mais longe. Parabéns, meninas, pelo esforço e pelo prêmio! A redação, no futuro, ajudará vocês a se expressarem, a se comunicarem melhor. Continuem praticando esse dom, com a certeza de que só escreve bem quem lê bem”, reforça Tony.
Para o gerente geral de Operação da nossa empresa, o tema foi pertinente — não só por ser Mês da Mulher, mas pelo momento que estamos vivenciando, mostrando mudanças significativas em vários âmbitos sociais, com a mulher ocupando seus espaços de direito.
“Normalmente, nas empresas de mineração, a média é de apenas 10% das mulheres integrando os quadros de funcionários e funcionárias. Aqui na MVV, somos 20%. Isso quer dizer que essa mudança já está acontecendo e a estamos presenciando aqui em Craíbas”, pontua Tony, ressaltando que mineração também é lugar delas.
A secretária da Semed, Andrea Madeiro, a subsecretária da Semed, Edna Farias, estiveram presentes à entrega desses prêmios, juntamente aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das três escolas que participaram da ação, parceria entre a MVV e a Prefeitura de Craíbas.
“A palestra com a Gabriela Prioli — que rendeu este momento que estamos vivenciando hoje aqui — foi um grande presente para todos nós, mais ainda para os estudantes. Foi de grande valia! E que boa coincidência: os três primeiros colocados foram mulheres! Estamos muito felizes em estar presenciando isso! Que venham mais e mais parcerias entre nós e a MVV! Contem sempre conosco”, completa a secretária de Educação, Andrea Madeiro.
De acordo com Mário Lima, coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da MVV, a nossa empresa está buscando, sempre, a integração social como uma de suas premissas na região do Agreste alagoano.
“Foi realmente um momento muito especial! Ao final da visita, umas delas veio falar conosco: ‘Não queremos ir embora! Vou estudar bastante para poder trabalhar aqui um dia’. Ouvir de alunas tão jovens que proporcionamos a melhor tarde da vida delas e que somos espelho para elas quando pensam em futuro, realmente faz tudo valer a pena. Assim, o nosso coração se aquece pela certeza de que estamos no caminho certo”, coloca Mário.
O nosso desejo é que elas, as ganhadoras do prêmio, continuem lendo e escrevendo o futuro delas.