Animal visto em Alagoas pela 1ª vez é encontrado na Mina Serrote

18 de fevereiro de 2022
Por Agência Lúmen
Leptodactylus-caatingae-sapo

Realizamos em dezembro de 2021 nosso 1º estudo de monitoramento de fauna da Caatinga durante a nossa Operação, aqui na Mina Serrote, em Craíbas.

Leptodactylus caatingae foi encontrados nas nossas instalações (Foto: Manefau)

O nosso Monitoramento de Meio Biótico de Fauna foi efetuado pela Consultoria Ambiental Manefau – Manejo de Fauna (saiba mais aqui).

Na oportunidade, foram registrados indivíduos das espécies dos diversos grupos faunísticos: anfíbios, répteis, aves, quirópteros e mamíferos. Foram registradas 28 espécies de anfíbios e répteis, 84 de aves, cinco de morcegos e oito de mamíferos em geral.

Um destes anfíbios foi o Leptodactylus caatingae, uma espécie de sapo nunca antes vista e registrada aqui no Estado de Alagoas. Isso mostra que a nossa Mina Serrote é, também, lugar de vida surgindo.

COBRA-DE-CAÇOTE

Em 2019, durante a atividade de Resgate de Fauna na Planta da nossa empresa, foi registrado, também pela primeira vez no Estado de Alagoas, a espécie de serpente conhecida vulgarmente como cobra-de-caçote (rã) ou cobra-de-lema (Lygophis dilepis), ampliando a distribuição geográfica para esta espécie e aumentando o checklist herpetofaunístico local.

Originalmente, esse animal foi descrito para o Paraguai, mas apresenta distribuição geográfica no Brasil para os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

OUTROS REGISTROS