Dando continuidade à nossa atual campanha de Segurança, intitulada “Risco Sob Controle, Operação Nota 10”, neste mês de fevereiro a nossa empresa tratará de um tema importante para o que, atualmente, estamos realizando na cava da Mina Serrote.
Agora é a vez dos “Trabalhos com Escavação/ Estabilidade de Taludes”.
Segundo a equipe de Segurança do Trabalho da nossa empresa, os locais onde são realizadas as atividades de escavação, fundação e desmonte de rochas, quando houver riscos, devem ter sinalização de advertência (inclusive noturna) e barreiras de isolamento em todo o seu perímetro, exclusivamente para impedir a entrada de veículos e pessoas não autorizadas.
As escavações com profundidade superior a 1,25m devem ser protegidas com taludes ou escoramentos definidos em projeto elaborado por profissional legalmente habilitado e devem dispor, também, de escadas ou rampas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.
Quando existir, na proximidade da escavação, cabos elétricos, tubulações de água, esgoto, gás e outros, devem ser tomadas medidas preventivas de modo a eliminar o risco de acidentes durante a execução da escavação.
FIQUE ATENTO(A)
A execução dos serviços deve ser precedida de inspeção prévia e elaboração de Análise de Risco (AR) e/ou Permissão Para Trabalho (PPT).