Nossa empresa recebe Sedetur e anuncia 2ª edição de Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

17 de dezembro de 2021
Por Agência Lúmen
DSC08781

Esta quinta-feira (16) foi dia de recebermos em nossas instalações, aqui na Mina Serrote, em Craíbas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), Marcius Beltrão.

Nosso gerente geral de Operação ao lado do chefe da Sedetur/AL (Foto: Zóio Comunicação)

Na oportunidade, adiantamos que no 1º trimestre de 2022 a nossa empresa lançará a 2ª edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, capacitando empresas da região aqui do Agreste alagoano.

Participantes da 1ª edição deram seus depoimentos, relatando o quanto eles e suas empresas cresceram com o Programa e com o fornecimento feito à nossa empresa nesse período.

O empresário José Moço de Farias, dono da Churrascaria e do Mercadinho São José, falou que ficou feliz em participar do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, antes da pandemia.

José Moço, proprietário da Churrascaria e Mercadinho São José (Foto: Zóio Comunicação)

“Foi muito importante para mim esse treinamento. Vendi à MVV e continuo vendendo. Graças a Deus, o meu comércio aumentou em mais de 100%, através da mineração. Eu particularmente aconselho as outras empresas a fazerem esse treinamento. Se for possível, estarei junto novamente fazendo esta segunda edição”, diz José Moço.

Para Luís Tenório, diretor da Viação Girauense, a participação na primeira edição foi um divisor de águas em sua vida pessoal e profissional.

“Graças a esse treinamento que fizemos, a Viação Girauense está atendendo a outras empresas, além da MVV. Estamos presentes agora, também, na Bahia e em Goiás. Toda a aprendizagem foi aqui na Mina Serrote, a partir desse Programa e agradecemos imensamente a oportunidade para mineração. Pudemos expandir o nosso negócio e estamos muito felizes por tudo que vem acontecendo”, pontua Luís, que estava acompanhado de sua esposa e sócia, a vice-diretora da Viação Girauense, Tatiane Tenório.

Luís e Tatiane Tenório, nossos fornecedores da empresa Viação Girauense (Foto: Zóio Comunicação)

Segundo o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, esta segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é uma oportunidade da nossa empresa aumentar sua presença no território onde estamos inseridos, sobretudo, na cadeia de suprimentos local e trazer mais desenvolvimento para o Agreste.

“Esse Programa capacitará 50 empresas da nossa região — o mesmo número ofertado anteriormente. Na primeira edição, 41 empresas concluíram e foram certificadas, em parceria com o SESI/AL e a LOG Consultoria. Elas, assim, ficam aptas para prestarem serviço não só para a MVV, mas para qualquer empresa. E não só apenas empresas que envolvam a indústria em si, mas também as de fardamento, alimentação, transporte, acomodação e pequenos materiais de uso geral, por exemplo. A nossa empresa agradece bastante ao Governo do Estado pelo apoio irrestrito que tem dado, tanto indiretamente com a infraestrutura local — como a logística das rodovias agora sendo duplicadas, o que facilitará o transporte do nosso minério até o Porto de Maceió —, como diretamente com o acompanhamento desse Programa. Fizemos questão de lançar esta segunda edição hoje na presença da Sedetur, fazendo com que essa riqueza que estamos explorando aqui em Craíbas seja compartilhada com todos, através, neste sentido, da capacitação da mão de obra local. Estaremos sempre juntos pelo fomento de oportunidades e pelo desenvolvimento do Estado de Alagoas”, diz o gerente geral de Operação da Mina Serrote.

Tony Lima explicando os processos da nossa Mina Serrote ao secretário (Foto: Zóio Comunicação)

Tony explanou, também sobre a transição entre a Appian Capital Brazil e a multinacional Sibanye-Stillwater e a respeito do nosso primeiro embarque de concentrado de cobre via Porto de Maceió, que ocorreu no final do mês de novembro.

Além disso, a comitiva do Governo do Estado fez um breve tour e conheceu de perto a nossa planta de beneficiamento e a mina, esta última sendo o local onde é extraído o nosso cobre craibense.

“Pelo que ouvimos dos fornecedores aqui hoje e pelo que vimos indo até a mina, sabemos da grande importância que a MVV tem para a socioeconomia do Agreste alagoano, que é transformar a vida das pessoas. Tanto aqui na região, como em outros locais que a empresa possa alcançar com o produto que é retirado do solo craibense. O governador de Alagoas, Renan Filho, está satisfeito com todos os resultados alcançados pela MVV e contente pela geração de emprego — só diretos, há cerca de 800 por aqui — e renda na região, afinal, a mineradora também estimula outros empregos não ligados diretamente à produção industrial. Isso faz com que Alagoas cresça cada vez mais”, pontua o secretário da Sedetur/AL, Marcius Beltrão, acompanhado do superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur/AL, Andre Luiz Gomes, e equipe técnica da pasta.

O secretário da Sedetur/AL, Marcius Beltrão (Foto: Zóio Comunicação)

Agora, com a integração com o Grupo Sibanye-Stillwater — o novo mantenedor da MVV —, a nossa empresa seguirá produzindo concentrado de cobre tendo a Segurança em primeiro lugar e avançando como um dos ativos da multinacional sul-africana na América Latina, tendo em vista o empenho de todos os empregados, empregadas e prestadores de serviços locais para a consolidação de uma “Mineração do Futuro”, uma indústria mais “verde” e sempre alinhada com as comunidades vizinhas ao empreendimento e com o Agreste alagoano como um todo.

OUTROS REGISTROS