Nesta terça-feira (14), ocorreu a 1ª edição do Evento Anual de Reconhecimento do Grupo Appian Brazil, aqui na Mina Serrote, em Craíbas.
Realizamos a entrega de troféus, certificados e prêmios a partir do Programa Realizar, programa de Melhoria Contínua da Appian, para os melhores projetos feitos e aplicados aqui na MVV, ainda em 2021.
Projetos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e Melhoria Contínua foram premiados na ocasião, além de terem sido reconhecidos os melhores facilitadores e a melhor área na Gestão de Riscos.
Para o especialista de RH, Ricardo Sousa, o capital humano é essencial em qualquer empreendimento. Ele foi premiado como o facilitador de riscos com melhor atuação na Gestão de Riscos este ano.
“O que seriam das máquinas, equipamentos e processos sem as pessoas? Felizmente, trabalhamos em uma empresa que tem como um dos seus valores a Segurança, o genuíno cuidado com a saúde de cada empregado e empregada, entendendo que pessoas fazem parte do principal ativo. E, nesse cenário, ser escolhido como facilitador de uma equipe de gerenciamento de riscos traz realmente um sentimento de reconhecimento. Porque sabemos que não se escolhe um facilitador de risco por sorteio, mas, sim, considerando as suas competências ligadas à visão sistêmica (que é saber compreender as inter-relações e a interdependência entre as áreas), capacidade analítica (para gerar possibilidade de decisões por meio de estudos de fatos e dados), habilidades de relacionamento interpessoal para gerar confiança e colaboração ao apontar possíveis falhas e soluções, entre outros. Foi entendendo essa importância que aceitei o convite para fazer parte da equipe de gerenciamento de riscos. E desde então, procurei contribuir ativamente”, pontua Ricardo.
Esse evento mostra, de fato, o comprometimento da nossa equipe em apresentar melhores resultados, focada nas práticas de antecipação de cenários possíveis para poder gerenciar riscos e não eventuais crises.
Entregamos, também, os certificados do projeto Green Belt aos profissionais formados(as) neste ano.
Na oportunidade, o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, deu um recado via videoconferência: “O nosso novo operador, a multinacional Sibanye-Stillwater, tem grande foco em Melhoria Contínua. O nosso valor nº 1 continua sendo a Segurança, a nossa maior prioridade. A única tonelada que vale é a tonelada segura. Precisamos gerar valor às partes interessadas, mas com esse cuidado genuíno”, diz Paulo, parabenizando a todos pelo evento e pelos projetos apresentados.
Estiveram presentes, também, nesta primeira edição de culminância do Programa Realizar o COO e diretor de Planejamento Integrado e de Entrega da Appian Brazil, Murilo Nagato; o gerente geral de Melhoria Operacional da Appian Brazil, Breno Martins; o coordenador de Melhoria Contínua da Appian Brazil, Eduardo Cristeli; e a coordenadora de Gerenciamento de Riscos da Appian Capital Brazil, Deborah Rodrigues.
“O que não se mede não pode ser melhorado. Então, a partir de novas metodologias empregadas agora na nossa empresa, podemos ver essa cultura de Gestão de Riscos já sendo fortalecida. Estou muito feliz com os resultados obtidos este ano e com as certificações dos nossos facilitadores e Green Belts. Assim, vamos seguir contribuindo na proposição de melhorias para a Mina Serrote e melhor o trânsito entre as áreas que fazem o empreendimento ser o que é”, comenta Breno Martins.
Além da premiação, ocorreu exposição dos banners de projetos Lean Six Sigma dos Green Belts e facilitadores de Gestão de Riscos no nosso Centro de Treinamento, na sexta (10) e segunda (13).
Confira os vencedores e projetos que foram destaque:
SEGURANÇA DO TRABALHO
✅ Melhor projeto de inovação em Segurança do Trabalho: Thiago Ribeiro (SSO) e José Neto (PCM) — “Linha de vida em plataforma”
MELHORIA CONTÍNUA
✅ Melhor projeto — Metodologia Green Belt: Débora Lopes (PMO) e Jamylle Melo (PMO) — “Redução do tempo de execução de atividades de gestão de rotina, com foco em aumentar a recuperação de cobre”;
✅ Melhor projeto — Resolução de problemas (8D): Pedro Caetano e Matheus Carvalho (Engenharia de Planta) — “Ramal 13,8 kV”;
✅ Melhor projeto — Quick Win: Júlia Barbosa (Despacho) e Igor Couto (Mina)”; e
✅ Melhor projeto — Green Belt – Retorno Financeiro (maior saving): Kesley Ribeiro (Processo), Nayara Moraes (Processo) e Jorge Gama (Planta) — “Redução da umidade do concentrado final para expedição”.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
✅ Área com melhor atuação na Gestão de Riscos: TTO; e
✅ Facilitador de riscos com melhor atuação na Gestão de Riscos: Ricardo Sousa (RH).