Como fazer uma mineração segura, responsável e inteligente? Com cada um(a) da nossa empresa agindo de maneira ética e cuidando de si.
É essa a mensagem principal que a segunda edição do Dia da Segurança (Safety Day) veio trazer para todos e todas que estiveram nos dois dias de evento aqui na Mina Serrote, em Craíbas.
A operadora de Planta, Larissa Santos, de 25 anos, foi uma das pessoas que se voluntariou para participar do quiz sobre Segurança realizado durante o Safety Day, organizado pelo Grupo Appian Brazil. Ela acertou e levou um brinde para casa.
“Esta é a segunda vez que participo do Safety Day e acho essencial tratarmos abertamente sobre um tema tão importante como este, que é o principal valor da nossa empresa. Na primeira vez que estive neste evento, eu era uma Aprendiz Operacional e hoje integro o time da Planta atuando na Sala de Controle da Mina Serrote. Vejo diariamente como a Segurança realmente é uma máxima aqui na MVV e quanto precisamos manter esse senso de responsabilidade”, pontua a jovem arapiraquense.
Outro que aprovou o evento foi o auxiliar de Geologia da Mina Serrote, o arapiraquense Luã Freitas, de 25 anos. Ele está há apenas seis meses na nossa empresa e este foi seu primeiro Dia da Segurança.
“A MVV realmente leva a sério toda essa questão de Segurança. Não ficou só na ‘propaganda’. A empresa, de fato, aplica; coloca em prática o que prega. Desde a integração percebi isso e o evento hoje mostrou justamente o padrão elevado que a MVV quer manter, estimulado o nosso cuidado genuíno conosco e com os colegas de trabalho”, diz Luã, que é técnico em Mineração e graduando de Gestão de Qualidade.
O gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), André Maia, realizou uma apresentação de performance de Segurança, pontuando 21 incidentes ocorridos na Mina Serrote.
“Ainda que estes incidentes não tenham envolvido situações gravíssimas ou de óbito, não podemos deixar que isso entre em nossa rotina. Precisamos, ainda mais, manter o nosso foco e nossa atenção nos processos diários. Todo acidente é perfeitamente evitável”, coloca André.
Segundo ele, a nossa empresa está atendendo a três pilares explanados para os nossos empregados, empregadas e prestadores de serviço durante o evento, onde são envolvidos os fundamentos da Roda de Nertney, com pessoas capacitadas (apenas profissionais habilitados e autorizados podem realizar certas atividades), práticas de trabalho seguras e ferramentas e equipamentos adequados.
O COO e diretor de Planejamento Integrado e Entrega da Appian Brazil, Murilo Nagato, reforçou: “O nosso compromisso se baseia nos pilares dessa Roda de Nertney. Todo dia que levanto da cama, tenho o pensamento voltado para a nossa Segurança, a fim de que os nossos processos na Mina Serrote aconteçam com o enfoque na integridade física e mental de todos e todas”.
O tema do Safety Day deste ano está totalmente alinhado às seis Regras de Ouro da nossa empresa e ao propósito do nosso valor Segurança, que diz que todos e todas nós temos o direito de voltar para casa em Segurança. Vamos fazer a nossa parte.